Ufal é campeã nos Jogos Universitários Alagoanos

Equipe masculina venceu no futsal e no basquetebol, voleibol, judô e handebol a Ufal foi vice-campeã

17/09/2012 10h25 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Troféus e medalhas das equipes vencedoras

Diana Monteiro – Jornalista

A Universidade Federal de Alagoas foi a campeã geral do 42º Jogos Universitários Alagoanos (Juas), chamado também de Olimpíadas Universitárias. O evento é promovido pela Federação Alagoana de Desportos Universitários (Fadu) e reúne anualmente equipes de instituições de ensino superior na disputa em diversas modalidades esportivas.

A Ufal representará Alagoas, com 32 atletas, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) a se realizar em Foz do Iguaçu, no Paraná de 18 a 27 de outubro.

No Futsal a equipe masculina foi a campeã, e no Basquetebol, Voleibol, Judô e Handebol, a Ufal foi vice-campeã.  Na disputa feminina, a instituição foi vice-campeã no Futsal, Basquetebol e Handebol.  A solenidade de entrega de troféus e medalhas às equipes vencedoras será definida assim que a universidade normalizar as atividades acadêmicas.

O pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson Ribeiro, considera que esse bom resultado é reflexo do envolvimento e investimento dos docentes do curso de Educação Física, na busca pela qualificação dos futuros profissionais dessa área, agregando teoria e prática. “Há 9 anos que  a instituição não conseguia obter o desempenho máximo nas Olimpíadas Universitárias. Vale ressaltar também o apoio financeiro às atividades desportivas, fruto de convênios federais e parcerias para a melhoria do Parque Esportivo”.

Sobre o novo Parque Esportivo, ele informa que a Ufal já recebeu R$ 12.500 milhões do Ministério do Esporte para o início da obra que deverá ocorrer até dezembro deste ano,  projeto total orçado em R$ 25 milhões.

“A conclusão da obra está prevista para o final de 2013 e a Ufal ofertará à comunidade acadêmica e a sociedade em geral no Campus Maceió, um Parque Esportivo com estrutura para a prática de diversas modalidades, com pista nova para atletismo; novo campo de futebol; piscina para atletas paraolímpicos, além da reforma da piscina atual”, enfatiza Pedro Nélson.

O projeto contempla ainda a instalação de quadras cobertas para as modalidades de Voleibol e Handebol; quadras descobertas de Voley de Areia; Arena para a prática de todas as modalidades; e a construção de um Ginásio de Esportes em Delmiro Gouveia, sede do Campus do Sertão.

Pedro Nelson destaca também o investimento feito no curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), que possibilitará a capacitação de atletas do ensino fundamental e médio das escolas públicas de Alagoas, objetivando a captação de talentos. O novo espaço será dotado ainda de alojamento para atletas de outras cidades alagoanas.

No Campus Maceió está próxima a conclusão dos equipamentos esportivos para ações integradas entre os três campi (Maceió, Arapiraca e Sertão). “ Para maior dinamismo nessa área, por meio  da Lei de Incentivo ao Esporte, a Universidade Federal de Alagoas já dispõe de três projetos aprovados,  e mais dois estão em fase de análise pelo Ministério do Esporte”, informa o pró-reitor.