Ufal adota novo sistema de e-mail institucional

Isso significa que atenderá, a custo zero, a mais de 30 mil usuários, entre técnicos, docentes e estudantes

20/09/2012 09h10 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Simoneide Araújo – jornalista

A partir da próxima segunda-feira, 24, a Universidade Federal de Alagoas implantará a nova política de e-mail institucional. Isso significa que sairá dos atuais mil e cem usuários para até 35 mil novas contas, passando de uma capacidade de armazenamento individual de 100 megas para 25 GB por conta. E sabe quanto esse projeto vai custar para a Ufal? Com a parceria do Google, esse sistema sairá a custo zero.

Para a Ufal disponibilizar esse sistema sem a parceria do Google, seria necessário um investimento de mais de R$ 10 milhões. “Teríamos de comprar e instalar novos equipamentos e isso demandaria tempo e muito dinheiro”, justificou o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal, Rodrigo Paes.

Todos os alunos, professores e técnicos passarão a ter um e-mail institucional. O processo será simples: quando o estudante fizer a matrícula, automaticamente será criada uma conta de e-mail; quem já possui uma conta pela Ufal não precisa se preocupar. “O endereço atual permanecerá o mesmo e apenas será feita a migração do e-mail institucional para o novo”, esclareceu Paes.

O diretor informa que o novo sistema vai ser melhor para todos e os problemas gerados pela migração serão sanados. “É importante contar com o apoio da comunidade. Agora no início das mudanças, haverá alguns entraves com relação ao acesso à conta, mas estes serão resolvidos. Os e-mail antigos não serão apagados, mas é natural que em uma mudança desse porte alguns problemas aconteçam. Exemplos de problemas são mensagens de usuário inexistente ou senha inválida, mas repito: isso é só durante a implantação. Aos poucos tudo se resolverá e todos terão mais espaço de armazenamento, segurança e disponibilidade”, completou Rodrigo Paes.

Para quem já possui conta de e-mail institucional basta entrar no endereço webmail.ufal.br ou www.gmail.com. Depois é só digitar login (e-mail institucional atual) e senha (a mesma do e-mail). Se houver algum problema com a nova conta é só enviar mensagem para atendimento@nti.ufal.br ou ligar para o ramal 1015.

Rodrigo Paes ressalta que na primeira fase do projeto, será feita a migração das contas de e-mail institucionais existentes. “A segunda, iremos anunciar assim que a migração inicial tiver sido estabilizada. Assim, servidores e estudantes que ainda não possuem contas serão atendidos”, esclareceu.

A política de uso e-mail está disponível para consulta na página do NTI. É só clicar aqui e conhecer.