Rede Alagoana de Incubadores participa de encontro em Foz do Iguaçu

Mais de mil participantes, do Brasil e do exterior, estão envolvidos nas atividades promovidas pelo seminário

19/09/2012 11h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Rede Alagoana de Incubadores de Empresas participa de evento em Foz do Iguaçu

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Seis trabalhos, sendo dois em forma de pôsteres e outros dois de forma oral, representam a equipe de gestores da Rede Alagoana de Incubadoras de Empresas (RAIE) no 22º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadores de Empresas, promovido pelo Sebrae e pela Anprotec. Mais de mil participantes, do Brasil e do exterior, estão envolvidos essa semana – 17 a 21 - das atividades de qualificação e discussão sobre as melhores formas de promoção do empreendedorismo inovador.

Com o tema “Revelando e Integrando Novas Rotas de Desenvolvimento”, a 22ª edição do seminário promove ainda o aumento de escala do atendimento e melhoria da competitividade empresarial, com vistas ao desenvolvimento regional. Para tanto, a equipe da RAIE apresenta trabalhos que falam sobre a cultura da propriedade intelectual, o sistema alagoano de inovação, além de ressaltar a cultura empreendedora do município de Penedo, localizado no interior de Alagoas.

Vale reforçar que além da apresentação dos trabalhos, os membros da RAIE participam também de oficinas sobre o novo modelo de encubadoras de empresas que, no Brasil, está sendo desenvolvido pelas parceiras que promovem o seminário (Sebrae e Anprotec), denominado Centro de Referências em Empreendedorismo (Cerne).

Encontro da Rede de Inovação

O Encontro da Rede de Inovação para o Desenvolvimento Inclusivo é outra atividade de destaque a ser realizada no maior evento de incubadoras do Brasil. Liderado pelas empresas que, como na promoção da inovação social, atende às causas do associativismo, comércio justo, cooperativismo, o encontro tem como fundamento a valorização da necessidade da melhoria dos índices sociais de determinadas regiões.

No caso de Alagoas, o estado estará presente ainda na exposição de produtos fabricados pelas empresas incubadoras, com a degustação de cachaças elaboradas pela “Nunes e Goes” (cachaça Engenho Nunes), além da degustação de queijos regionais produzidos pelos laticínios atendidos pela Incubadora de Laticínios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL).

O seminário

Em sua 22ª edição, o Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadores de Empresas será realizado em Foz do Iguaçu (PR), e ofertará aos participantes a oportunidade de participar dos minicursos, workshops, sessões plenárias e dentre outras atividades, a fim de revelar como os parques tecnológicos e as incubadoras podem contribuir para gerar novas rotas de desenvolvimento nas regiões em que estão inseridos.

Independente dos arranjos institucionais e dos inúmeros desafios, os ambientes de inovação atuam na articulação e integração de esforços e potencialidades, resultando em um novo modelo empreendedor. Por isso, permite aos integrantes do empreendedorismo inovador uma oportunidade única para a troca de experiências, conhecimentos, além de reflexão sobre um futuro que não pertence apenas ao movimento, mas a toda sociedade.

Clicando no link a seguir você pode conferir mais informações sobre o evento.

Sobre a Rede Alagoana de Incubadoras

A Rede Alagoana de Incubadoras de Empresas (RAIE) é uma rede de relações constituída pelas Incubadoras vinculadas à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), além da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e ao Centro Universitário Cesmac.

Visando a consolidação do ambiente de incubação no estado de Alagoas, atualmente a RAIE atende a cerca de 60 empreendimentos com base tecnológica e tradicional, que geram mais de 600 postos de trabalho diretos, tanto em Maceió, quanto no interior do Estado.