Professor do Campus Arapiraca lança vídeos sobre pensador alemão

Jurgen Habermas é tema dos quatro DVDs que Anderson Menezes apresenta nesta segunda-feira, em Recife

14/09/2012 19h30 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

O professor Anderson de Alencar Menezes, do Campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas, lança trabalho audiovisual sobre obra do pensador alemão, Jurgen Habermas. Nesta segunda-feira, 17, o docente estará na Universidade Católica de Recife (Unicap) para lançar os quatro DVDs. O material aborda assuntos sobre fé, religião e educação.

O objetivo do professor é provocar reflexões entorno das temáticas abordadas na coleção. Com duração de 40 minutos aproximadamente, cada DVD ao final traz uma relação de obras  que auxiliam no aprofundamento dos assuntos. A coletânea leva o selo Editora Paulus, em parceira com a Nato 4 Motion.

O primeiro vídeo, Habermas e a religião, aborda a revitalização do sentido da existência humana, relacionando-a a cultura, arte e política. No segundo, o diálogo entre razão e fé realizado em 2004 representado por Habermas e o cardeal, Joseph Ratzinger, hoje papa Bento XVI.  “Aqui está um debate no qual eu vejo uma unidade entre a filosofia e a teologia, sendo o caminho de unidade a fala sobre Deus”, afirmou o docente.

No terceiro volume, Anderson Menezes alimenta reflexões sobre a educação como instrução e voltada para a formação. “Habermas diz que o conhecimento é uma socialização, ou seja, o ato de conhecer não pode ser puramente artificial, deve ser construído no debate, num diálogo. São eles que constroem o conhecimento”, explicou. No último vídeo, o professor destaca Habermas como herdeiro e renovador da Escola de Frankfurt. A coleção encontra-se  à venda no site da editora.