Pinacoteca apresenta Caravana: exposição do ilustrador Herbert Loureiro

Exposição abre na quinta-feira, 20 de setembro, e fica aberta ao público até 1º de novembro, em amplo horário de visitação

16/09/2012 17h25 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Herbert Loureiro é estudante de Jornalismo na Ufal

Ascom Pinacoteca

A partir da união de símbolos da cultura popular e com sua trajetória de memórias e sentimentos, o ilustrador alagoano Herbert Loureiro desenvolve sua primeira exposição solo, intitulada Caravana – não perca a bandeira. Com curadoria de ninguém menos que Maria Emília Souza, a Caravana será apresentada aos alagoanos nesta quinta-feira, 20 de setembro, às 20h, na Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas, e fica aberta à visitação até 1º de novembro.

Para a exposição, o ilustrador utiliza o folclore de Alagoas como uma referência para criar uma interlocução tão presente nessa manifestação popular. Das memórias de infância, como a Cavalhada praticada por seu pai e tio, Herbert resgata uma das ideias para a expo, representada com outro significado. Dos bordados, por exemplo, o ilustrador cria um mapa emocional com acontecimentos do seu cotidiano, além de outros momentos de sua vida, presentes nas obras de forma subjetivamente poética.

Desenvolvida ao longo deste ano, Caravana é dividida em duas vertentes. Na primeira sala da Pinacoteca o visitante encontrará uma série com imagens do folclore brasileiro. Na segunda sala, os rituais da vida, como nascimento, casamento, sexo e morte, imaginados por meio de três personagens em um triângulo amoroso.  “A exposição é um pontapé inicial para criar uma imagem sólida do que venho fazendo como ilustrador, sendo também importante o desenvolvimento artístico de pensar o processo, com ideia e concepção estabelecidas para desenvolver todo o trabalho”, comentou Herbert Loureiro.

A exposição Caravana - não perca a bandeira conta com uma média de 30 obras, entre aquarela, bordados, telas e uma técnica com vidros sobrepostos, estes últimos  experimentações do artista.

Sobre Herbert Loureiro

Herbert Loureiro tem 23 anos e trabalha desde os 15 com ilustração, sem necessariamente acreditar que isto acabaria virando sua profissão. Em busca de uma linguagem visual, o mais subjetiva possível, o ilustrador desenvolve e pratica com afinco, mas, até o momento, de forma intuitiva, sem educação formal. Seus desenhos tem vocação para linguagem pop e busca pelo leve, descomplicado e bem-humorado.

Seu primeiro trabalho profissional foi aos 15, ilustrando o livro de poesias “Açougue” (2007) de Tainan Costa. De lá pra cá criou estampas para diversas marcas locais e nacionais, como Is, El Cabriton, Le Petit Pirate, e também para uma linha especial de camisetas da Alguns Tormentos, na série Alguns tormentos apresenta: Herbie. Teve suas ilustrações reconhecidas em projetos da revista Zupi e da marca de calçados Converse. Herbert também foi o artista do mês de novembro de 2010 do site inglês IM//UR.

O ilustrador já teve trabalhos publicados nas revistas Ammö (Inglaterra), Annalemma (EUA), Göoo (Argentina) e nas nacionais Zupi, Umag (digital) e na publicação alagoana Graciliano. O ilustrador também é co-fundador do estúdio de design Alba, onde trabalha com design gráfico e web, branding, fotografia de moda e ilustração. Palestrou pelo estúdio no maior evento de design do país, o Pixel Show, em sua edição no Recife. Herbert Loureiro já participou de exposições coletivas no Brasil, Bélgica, França e Lituânia. É estudante de jornalismo da Ufal e reside em Maceió.