Pesquisa na área de biocombustíveis é premiada em congresso de Engenharia Química

Projeto de produção biológica de hidrogênio a partir de resíduos agroindustriais é eleito melhor trabalho na área

17/09/2012 14h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Inaiê Alves, Eduardo Lucena e Juliana Martins são alguns dos membros do melhor trabalho na área de biocombustíveis apresentado no 19º Cobeq

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A pesquisa Produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fluidificado a partir da manipueira é destaque no 19º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Cobeq), realizado entre os dias 9 e 12 de setembro, em Búzios, no Rio de Janeiro. O estudo, desenvolvido por pesquisadores de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas, foi contemplado com a menção honrosa “GE de Incentivo à Pesquisa em Biocombustíveis”.

Sob a coordenação do professor Eduardo Lucena, o grupo apresentou alternativa capaz de converter resíduo agroindustrial tóxico em energia limpa. Com a utilização de reator anaeróbio de leito fluidificado, os pesquisadores alagoanos utilizaram a manipueira – líquido extraído da prensagem da mandioca – para a produção de hidrogênio, gás não poluente e com potencial energético três vezes superior ao petróleo.

Sustentável e inovador, o trabalho foi o vencedor do prêmio “GE de Incentivo à Pesquisa em Biocombustíveis”. Para Eduardo Lucena, a conquista é fruto de muitos esforços para a criação de um projeto que oferece grandes contribuições ao meio ambiente. “O prêmio é de grande relevância para nós pesquisadores, pois através dele coroamos um árduo trabalho que desenvolvemos com alunos da graduação e da pós-graduação. Nosso trabalho tem uma grande relevância ambiental, pois realiza a produção de um biocombustível não poluente [hidrogênio], que é produzido por um resíduo altamente poluente [manipueira]”, ressalta.

O Prêmio

A multinacional General Electric Company e seu Centro de Pesquisas Global, patrocinadores do Cobeq, realizaram a premiação com o objetivo de estimular pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento do Brasil e com a criação de soluções relevantes para a área dos biocombustíveis.

Os trabalhos submetidos ao Congresso foram avaliados de acordo com os critérios de relevância, originalidade do tema, organização geral do texto e clareza da exposição. O julgamento foi realizado pela Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Cobeq 2012, composta por profissionais de três universidades – UFRJ, UERJ e UFRRJ – e da Petrobras.

O Cobeq

O Congresso Brasileiro de Engenharia Química é o principal evento realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq). O encontro acontece a cada dois anos e reúne estudantes e profissionais da área para discussões referentes a atividades industriais, ensino e pesquisa.

Neste ano, o evento chegou a sua 19ª edição e antecedeu o 14º Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química (Enbeq), também realizado em Búzios, no Rio de Janeiro.

Leia também: Hidrogênio é produzido biologicamente a partir de resíduos agroindustriais.