Capes e Fapeal convocam instituições para bolsas de mestrado e doutorado

Projetos podem ser inscritos até o dia 31 de outubro pelo site da Fapeal

19/09/2012 10h45 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Capes e Fapeal lançam edital para instituições concorrerem a bolsas de Mestrado e Doutorado

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) convoca as instituições de ensino superior, por meio de seus programas de pós-graduação stricto sensu, para concorrerem a bolsas de Mestrado e Doutorado. As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 31 de outubro, pelo site da Fapeal, clicando no link.

Serão oferecidas 50 bolsas de Mestrado e 34 para Doutorado e o resultado final deve sair até o dia 20 de novembro. A duração máxima do benefício deverá ser de 24 meses para o Mestrado e 48 para o Doutorado e o prazo não poderá ser prorrogado. Vale ressaltar que os programas ou cursos proponentes deverão estar cadastrados junto à Fapeal até a data limite de entrega das propostas.

Critérios de escolha

Os cursos que se candidatarem às bolsas por meio de seus programas de pós-graduação devem estar vinculados a uma instituição de ensino superior de Alagoas, tendo sido avaliado com nota igual ou superior a 3, na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Vale reforçar que no caso de instituições privadas, as mesmas devem isentar o bolsista do pagamento de mensalidades, a título de contrapartida institucional durate o período vigente da bolsa.

Os alunos, por sua vez, devem estar classificados no processo seletivo especialmente instaurado pela referida instituição e no programa de pós-graduação. Além disso, deve ter dedicação integral às atividades a serem desempenhadas pelo programa e nãodeverá possuir qualquer relação de trabalho com a instituição que ofereça o programa de pós-graduação.

O último critério de escolha vai para os orientadores das pesquisas e coordenadores dos projetos de pós-graduação, que devem ter título de doutores, produtividade acadêmica comprovada na área de desempenho do projeto, além de vínculo empregatício de forma permanente com a instituição. Algo em comum para todos os candidatos é possuir cadastro no Sistema de Apoio Científico e Tecnológico (Sacte) da Fapeal.

Outras informações

“Uma das novidades desse edital está nos critérios de julgamento das propostas. A relação com a educação básica nas escolas públicas e a interação com outras universidades públicas estaduais alagoanas passam a ser consideradas, junto com a relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, o caráter de inovação e os potenciais benefícios para a sociedade, que já eram importantes”, revela a presidenta da Fapeal, Janesmar Cavalcanti.

Além disso, as bolsas oferecidas no edital podem contemplar qualquer área do conhecimento. Após o reajuste de 11%, concedido pela Capes, a bolsa de Mestrado passou para R$ 1.350,00 e a bolsa de doutorado, para R$ 2 mil. A Fapeal vai conceder os mesmos reajustes, retroativos ao mês de julho, para seus atuais e futuros bolsistas.

Vale reforçar ainda que os candidatos aprovados deverão entregar os documentos descritos no quadro dois (ver anexo no final da página) até o dia 23 de novembro e a não apresentação de todos os documentos solicitados no prazo implicará a desclassificação automática do referido candidato.

Você pode clicar no edital, disponível abaixo, para conferir mais detalhes sobre a parceria Capes/Fapeal.