Trabalhos destacados no Conecte são premiados

Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia premiou 11 trabalhos em dez categorias submetidos à temática “Engenharia e Sociedade”

22/06/2012 10h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Alunos premiados no Conecte

Manuella Soares - jornalista

Reconhecer e valorizar o trabalho dos alunos. Esses foram os principais objetivos traçados pela organização da 6ª edição do Conecte, que pela primeira vez premiou os melhores projetos inscritos no evento. Os troféus e os certificados para 11 alunos foram entregues no dia 12 de junho, com a participação dos professores que julgaram os trabalhos.

“Resolvemos fazer a premiação para incentivar a iniciação científica e mostrar o que está sendo feito nas engenharias”, conta Jéssika Rocha, da comissão organizadora do Conecte 2012. Cerca de 800 alunos das engenharias Civil Ambiental e Química participaram do evento e mais de cem trabalhos concorreram nas dez categorias subdivididas por área.

Alguns alunos aproveitaram os temas escolhidos para estudar no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e adaptaram para submeter ao congresso. Juliana Martins estuda a produção de hidrogênio utilizando a manipueira como resíduo. Esse artigo, parte do TCC, ganhou primeiro lugar na categoria Petróleo, gás e biocombustíveis. “Fiquei surpresa, porque o TCC não estava concluído, então não imaginei que com os dados até onde eu consegui seria premiada. Fiquei muito feliz”, comemorou a aluna do 10° período de Engenharia Ambiental.

Para Thiago Parízio, que está no último semestre de Engenharia Civil, o trabalho premiado na categoria Estruturas vai facilitar os estudos no projeto final do curso. “Foi uma ótima experiência, porque eu nunca tinha publicado nada. Agora os resultados desse trabalho serão unidos a outros para ajudar a gerar o meu TCC”, disse.

O mesmo caminho vai seguir o estudante de Engenharia Civil José Roberto Tenório Filho, que já faz parte de um projeto de iniciação científica que concluiu a primeira etapa e aguarda recursos para iniciar a nova fase com outro tipo de estudo. “Vou trabalhar o artigo da segunda etapa do projeto para submeter a congressos acadêmicos e no próximo Conecte. Agora vou com mais confiança”, comentou.

O 6º Conecte deu oportunidade de incluir na bagagem acadêmica a publicação de material em evento científico. Muitos estudantes estrearam nessa experiência e 11 deles ganharam destaque, como é o caso de Pedro Paulo Martins, que na reta final do curso arriscou submeter um trabalho já em desenvolvimento pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit). O estudo de concepção de armadilhas para captura de resíduos sólidos em bacias urbanas ganhou primeiro lugar na categoria Saneamento Básico e Ambiental. “Foi o meu primeiro congresso e o primeiro prêmio que ganhei. O prêmio vai agregar valor ao projeto que participo”, disse.

O congresso ainda destacou trabalhos que surgiram pela afinidade do aluno com o tema estudado. Daniele Feitoza recebeu o prêmio na categoria Recursos Hídricos com projeto que está sendo desenvolvido na cidade de Delmiro Gouveia. O trabalho monitora dados hidrográficos em locais estratégicos para caracterizar um balanço hídrico do Sertão do Estado. “Meu interesse veio pelo local onde eu praticamente nasci e isso me impulsionou muito. Esse projeto vai ajudar, no futuro, a fazer uma gestão hídrica melhor para a região”, contou.

Planos

A comissão organizadora do 6º Conecte pretende mostrar os trabalhos premiados em publicação da revista eletrônica Caderno de Engenharia, Ciência e Tecnologia, em desenvolvimento pelo Programa Especial de Capacitação Discente (PEC).

A organização para a próxima edição do evento científico já começa a dar os primeiros passos. “Ainda estamos com os temas em votação, mas já podemos dizer que será focado no desenvolvimento tecnológico em Alagoas”, adiantou o aluno Carlos Eduardo Farias.

O Conecte

Considerado o maior evento em disseminação de produção científica do Centro de Tecnologia (Ctec), O 6° Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (Conecte) foi realizado em 25 de maio de 2012, promovido pelo PEC.

A temática desse ano foi “Engenharia e Sociedade” e, pela primeira vez, devido ao aumento na procura, o PEC mudou o formato, dividindo-se em três palestras técnicas, separadas por cores, onde cada uma debateu diferentes áreas do conhecimento, mas todas no contexto da Engenharia.

Premiados

Esta edição do Conecte premiou dois alunos de Engenharia Ambiental; três de Engenharia Química e seis de Engenharia Civil, incluindo um trabalho do Campus do Sertão. Confira todos os autores premiados:

-Maryelli Ludmylla Rodrigues da Silva

-Amaury Calheiros da Silveira Neto