Santander Universidades inscreve para premiação de estudantes e docentes

Jovens de comunidades carentes receberão premiação de R$ 50 mil no Prêmio Empreendedorismo

05/06/2012 11h55 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Jhonathan Pino – jornalista

A 8ª edição dos Prêmios Santander Universidades está com inscrições abertas. Neste ano, a premiação ultrapassa R$ 1 milhão e apresenta uma nova categoria do Prêmio Santander de Empreendedorismo: o "Jovem Empreendedor Comunitário”, que reconhecerá empreendedores de comunidades de baixa renda, premiando-os com o valor de R$ 50 mil e bolsas da Babson College.

O autor do projeto da modalidade empreendedora, que seja universitário residente, ou que comprove ser oriundo de uma comunidade carente, recebe o prêmio de Jovem Empreendedor Comunitário, junto com o respectivo professor/orientador. Entre as categorias do Prêmio de Empreendedorismo ainda estão Economia Criativa, Empresas de Base Tecnológica, Setores Tradicionais, Biotecnologia e Saúde.

Nelas podem concorrer alunos de graduação e pós-graduação matriculados em instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC. Cada grupo vencedor (líder da equipe) receberá R$ 50 mil e uma bolsa de estudos na Babson College (Boston - EUA), sujeita à grade curricular.

Além do Prêmio de Empreendedorismo, também existem o Prêmio Ciência e Inovação, voltado para docentes com título de doutor. Ele visa estimular a produção da pesquisa científica, de caráter inovador. Divididos em cinco áreas temáticas, esse prêmio também bonificará os 12 finalistas com uma bolsa ibero-americana cada e o grupo vencedor (líder do projeto) receberá R$ 50 mil e troféu, além de curso on-line de empreendedorismo da Babson College, com emissão de certificado ao final do curso.

No Prêmio Universidade Solidária serão reconhecidos projetos de desenvolvimento sustentável, com ênfase em geração de renda. Nele podem se inscrever docentes pertencentes ao quadro das instituições. Cada grupo vencedor também receberá R$ 50 mil, troféu e curso online de empreendedorismo da Babson College, com emissão de certificado ao final do curso.

No Prêmio Guia do Estudante - Destaques do Ano, o trabalho das gestões das Instituições de Ensino Superior é que será avaliado e reconhecido pela excelência acadêmica em suas diferentes áreas. As universidades serão avaliadas nas categorias Combate à evasão; Internacionalização; Sustentabilidade;e Integração entre Pós e Graduação.

Além do total de mais de R$1 milhão em prêmios e bolsas de estudos internacionais, todos os inscritos, de todas as categorias, podem realizar um curso on-line exclusivo da Babson College, instituição norte-americana, referência mundial no assunto. O curso proporciona aos participantes uma formação básica, com certificação em empreendedorismo voltado à criação de novas empresas.

Os vencedores dos Prêmios Santander Universidades 2012 serão conhecidos no dia 26 de novembro, em cerimônia a ser realizada na sala São Paulo, na capital paulista. Para se inscrever em qualquer um destes prêmios acesse Prêmios Santander Universidade 2012.