Reitor paraguaio visita a Ufal

Vice-reitora Rachel Rocha dialoga com reitor da Universidad Nacional de Asunción parceria para ações de internacionalização

01/06/2012 16h45 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Rachel Rocha é presenteada com coletânea dos 122 anos da UNA

Myllena Diniz – Estudante de Jornalismo

Na manhã da última quinta-feira (31), a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, recebeu a visita do reitor da Universidad Nacional de Asunción(UNA), Pedro González, do Paraguai. Em pauta, ampliação dos diálogos entre as duas instituições e a busca por mais parcerias que incentivem a internacionalização de seus estudantes. Durante a conversa, o reitor paraguaio demonstrou admiração pelas políticas estudantis criadas pelo Governo Federal e pelas ações adotadas pela Ufal.

Essa é a primeira vez que o reitor Pedro González vem a Maceió e já revela o interesse da UNA em estreitar os laços com a universidade alagoana. “Estamos muito contentes em estar aqui, pois sempre tivemos vontade de conhecer Alagoas e de fortalecer os diálogos entre as instituições. É importante que os nossos setores de relações internacionais estejam bem consolidados, já que temos interesse em incorporar universidades do Norte e do Nordeste do Brasil em nossos projetos”, destacou.

Para Rachel Rocha, a internacionalização tem proporcionado bons frutos aos estudantes e aos professores da universidade, e indica crescimento contínuo na área. “A nossa Assessoria Internacional apresenta grandes sinais de expansão. A internacionalização das instituições tem tido ampla dimensão, devido à riqueza de experiência que ela proporciona. A gente caminha para um grande fortalecimento das assessorias”, contemplou.

A reunião contou com a presença do assessor internacional da Ufal, Niraldo de Farias, que destacou a importância do vínculo entre as instituições de ensino superior de vários países. Segundo ele, a existência de rede de parcerias entre as universidades permite que, na falta de recursos ou de financiamentos para ações de internacionalização, as instituições se ajudem.

O assessor internacional também apresentou alguns convênios e ações para fomentar a internacionalização acadêmica, como a oferta de cursos de línguas estrangeiras para alunos e servidores públicos. Ele ressaltou programas como o Top China, Ciência sem Fronteiras e Mobilidade Mercosul. Cresce o interesse das universidades federais brasileiras em consolidar parcerias com instituições da América Latina. “Nós nos sentimos contemplados em dialogar com a UNA. Para nossos alunos, essa relação é muito interessante, devido à própria proximidade geográfica entre Brasil e Paraguai. Isso permite uma fácil adaptação dos discentes”, avaliou Niraldo de Farias.

Na reunião com o reitor da UNA, também estiveram presentes a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti, e o pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, que elencou vários programas realizados em benefício aos estudantes. O paraguaio Pedro González ficou admirado com o crescimento das políticas estudantis realizadas no Brasil e, em especial, com as que são desenvolvidas na Ufal, como as bolsas de permanência para alunos com vulnerabilidade econômica. Atualmente, a maior parte dos programas adotados na instituição alagoana é fruto do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Governo Federal.