Programa de Iniciação Científica registra aumento de projetos inscritos

Ufal passou de 414 projetos em 2011 para a inscrição de 535 projetos de pesquisa em 2012

05/06/2012 09h25 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Diana Monteiro - jornalista

A inscrição para participação em 2012 no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), registrou este ano na Universidade Federal de Alagoas 535 projetos em todas as áreas de estudo. Os projetos concorrem a bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Ufal e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

O crescimento este ano em relação a 2011, que inscreveu 414 projetos para o mesmo programa, comprova significativo avanço nessa área e promissor futuro na formação de novos pesquisadores para a região e para o País.

O 9º Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica promovido pelo CNPq em 2011 teve no terceiro lugar o trabalho “O convento e a história da cidade: o franciscano delineando paisagens em Alagoas”, da aluna Taciana Santiago de Melo, orientanda da professora Maria Angélica da Silva, ambas da Faculdade de Arquitetura (FAU).

O prêmio contou com a participação de 89 universidades federais do País; 162 relatórios receberam indicação e destes, 133 foram avaliados e validados. O prêmio agraciou nove trabalhos e inseriu pela primeira vez a Ufal na lista de ganhadores, passando o Estado de Alagoas a ser o quinto da região Nordeste a ter o citado prêmio de iniciação científica. Até então, detinham o prêmio apenas os Estados de Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte.

Enviados à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) para submissão, dentre as 21 unidades acadêmicas dos três campi (Maceió, Arapiraca e do Sertão), o destaque este ano fica para o Centro de Tecnologia (CTEC) e para o Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes (Ichca), com o registro de 47 projetos, cada um.

Em segundo lugar está o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), com 44 projetos, seguido do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), com 36 e Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), com 34 projetos. O Centro de Educação (Cedu), inscreveu 31 projetos,  e  juntos os campi do interior concorrem ao programa com 32 trabalhos de pesquisa.

O coordenador de Pesquisa, professor Pedro Valentim dos Santos, informa que a análise criteriosa para seleção dos projetos é de responsabilidade de três comitês: a avaliação de forma on-line é feita pelo Comitê Interno (formado por pesquisadores da instituição) e pelo Comitê Externo, composto por pesquisadores de várias universidades do país. De forma presencial, o processo de análise conta com a participação de outro Comitê Externo, cuja equipe de pesquisadores estará na Ufal de 25 a 27 deste mês.

No dia 3 de julho, a Propep divulga no Portal da instituição o resultado preliminar dos projetos selecionados para o Pibic 2012.

Para participação no programa são exigidos alguns critérios: título de doutor; ser cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq;  mérito científico dos três comitês responsáveis pela  avaliação. Apenas professores doutores podem concorrer ao sistema de bolsas do programa.

“O aumento de projetos inscritos deve-se principalmente ao aumento de doutores na instituição, que em 2011 era de 640, passando em 2012 para 691; ao número de cursos stricto sensu, atualmente conta 39, destes, 9 são doutorados; e ao aumento de linhas de pesquisa,  favorecendo positivamente a disputa”, enfatiza o coordenador Pedro Valentim.

Em 2011 o CNPq contemplou o Pibic na Ufal com 305 bolsas. Destas, 280 para a livre concorrência e 25 para as ações afirmativas destinadas a estudantes cotistas. A Ufal  e a Fapeal ofertaram 100 bolsas,  cada uma. Atualmente o valor da bolsa é de R$ 360,00, mas a partir de 1º de julho serão reajustadas para R$ 400,00.