Programa de Iniciação à Docência oferta 118 vagas para alunos dos três campi

Programa de Iniciação à Docência oferta 118 vagas para alunos dos três campi

Interessados têm até o dia 2 de julho para realizar a inscrição

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

As inscrições para novos bolsistas candidatos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Alagoas (Pibid) seguem até o dia 2 de julho e os interessados devem procurar os respectivos campi munidos dos seguintes documentos: histórico escolar analítico, cópias do comprovante de matrícula, Identidade e CPF e o formulário, devidamente preenchido, que pode ser encontrado no edital, disponível no final da página.

Serão distribuídas 118 vagas entre os campi, para os cursos de Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, Educação Física e Letras (de Arapiraca), Pedagogia, para os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Santana do Ipanema e Olho D'água das Flores; Geografia e Pedagogia em Delmiro Gouveia (Campus do Sertão) e para o Campus A. C. Simões, em Maceió, nos cursos de Educação Física, Matemática, Filosofia, Pedagogia, Artes e Letras (Português).

O programa convoca novos bolsistas para atuar em diversos cursos de licenciatura e as provas de seleção serão realizadas no dia 4 de julho, das 9h às 12h. O resultado final, após realização de entrevistas com os candidatos selecionados, será divulgado no dia 9 de julho, no site da Ufal e no mural de cada coordenação de curso, correspondente à área do subprojeto.

Onde me inscrevo

Para os alunos do Campus Maceió, os documentos de inscrição devem ser entregues na sala 207 do Centro de Educação (Cedu), no Campus A. C. Simões, nas segundas, quintas e sextas, no horário das 9h às 12h, aos cuidados de Marta Oliveira. Já os estudantes do Campus Arapiraca devem procurar a Escola professora Izaura Antônia de Lisboa, no período das 8h às 11h e das 14h às 17h, nas segundas, quartas e sextas.

Os alunos de Delmiro Gouveia devem procurar a Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) do Campus do Sertão, no horário das 9h às 12h e 14h às 17h e, por fim, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Santana do Ipanema e Olho D'água das Flores, irão receber os dados de inscrição via e-mail, pelo endereço: martaluz19224@yahoo.com.br.

Vale ressaltar aos interessados que se o atendimento nos campi da Ufal estiverem impossibilitados por conta da greve, as inscrições podem ser feitas através do mesmo e-mail, descrevendo o assunto da seguinte forma: Inscrição Pibid, indicando o Campus ou Polo de interesse, a área escolhida e o nome do candidato.

O desempenho do bolsista

Os bolsistas que fizerem parte do Programa devem ter disponibilidade para o desenvolvimento de 16 horas semanais de trabalho, no subprojeto de sua área de formação, com ao menos 12 horas de dedicação a uma das escolas conveniadas.

Além disso, o bolsista deverá manter registro sistemático das experiências no âmbito da Escola (por meio de caderno de campo), cujo modelo ficará a cargo de cada coordenação de subprojeto e realizar estudos que inspirem e fundamentem práticas inovadoras em seu campo disciplinar, participando de pesquisas relacionadas ao Programa e divulgando os resultados em congressos, seminários e publicações da área.

Para mais informações, confira o edital por meio do link.