Governador marca reunião com Judiciário sobre Ufal de Arapiraca

Estudantes, professores e Reitoria voltam a se reunir com o governador Teotonio e presidente do TJ na segunda-feira

22/06/2012 12h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Governador marca reunião com o Judiciário sobre Ufal de Arapiraca (foto: Tércio Cappello)

Eliane Aquino – jornalista

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, vai receber na segunda-feira (25) uma comissão de estudantes e professores do campus da Ufal em Arapiraca, a pedido do governador Teotônio Vilela, para discutir a retirada dos presos do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, que fica ao lado da universidade.

Nesta quinta-feira (21), o governador recebeu a comissão, liderada pelo reitor Eurico Lôbo e pelo pró-reitor de extensão, Eduardo Lyra, além dos deputados estaduais Judson Cabral e Ronaldo Medeiros, e reafirmou que o Governo do Estado já cumpriu todas as condições acordadas com o Judiciário para a remoção desses presos, desde a compra da área para a construção de um novo presídio, até a reforma no Baldomero Cavalcanti e no Cyridião Durval, com ampliação para mais 36 vagas.

Segundo o governador, a desativação do presídio de Arapiraca, cujo prédio o Estado vai doar à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), depende unicamente de uma decisão da Justiça. “Estamos prontos para transferir os presos no momento em que o Judiciário nos autorizar”, reforçou Teotonio, que telefonou para o presidente do Tribunal de Justiça e marcou uma reunião conjunta.

Acompanharam o governador na reunião com a comissão os secretários de Estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado; do Gabinete do Governador, Herbert Motta; e da Defesa Social, Dário Cesar.

O reitor Eurico Lôbo disse que a expectativa é boa para a solução definitiva do problema do Campus Arapiraca nessa segunda-feira por envolver os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em uma mesma reunião. “Estamos todos empenhados em buscar saídas imediatas e a médio e longo prazos para que os alunos e professores voltem à rotina no primeiro campus da expansão da Ufal para o interior”, disse o reitor.

Estudantes da Ufal protestam pelas ruas de Maceió

Gritando palavras de ordem e exibindo faixas onde cobram mais segurança e empenho do poder público para a Educação, dezenas de estudantes do campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcharam, no começo da tarde desta quinta-feira (21), pelas principais ruas do centro de Maceió. O trânsito ficou complicado na Rua João Pessoa, antiga Rua do Sol. Veja mais sobre o protesto dos estudantes