CNPq e Vale oferecem bolsas de pesquisa para alunos de Engenharia

Projetos, supervisionados por um professor, devem ser inscritos até o dia 17 de julho

05/06/2012 11h40 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O resultado de parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Vale S.A. vai oferecer 2.500 bolsas gratuitas para pesquisadores e estudantes do ensino médio, técnico e de graduação. Trata-se do programa Forma-Engenharia, cujo edital já está disponível no link para os interessados, que devem se enviar suas propostas até o dia 17 de julho.

As propostas, que deverão ser supervisionadas por um professor, devem ser enviadas por meio de projetos de pesquisa, realização de eventos relacionados à Engenharia e produção de materiais de divulgação de projetos ligados à área, visto que a ideia central do projeto é promover e divulgar o estudo da Engenharia para a população.

Além disso, o programa também surge com a missão de combater a evasão de estudantes, que ocorre, principalmente, nos primeiros anos de curso e devido à forte interação do programa com as escolas do ensino médio, o Forma-Engenharia tem a intenção de despertar o interesse vocacional dos alunos pela profissão e pelas pesquisas - tanto científica, quanto tecnológica.

“Um apagão de engenheiros”

O Forma-Engenharia foi uma iniciativa que surgiu a partir da preocupação de o Brasil sofrer, a partir de 2020, um “apagão de engenheiros”, caso a economia do país mantenha o ritmo atual de crescimento, segundo um estudo apontado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostrou ainda que, no ano de 2009, de cada 10 engenheiros, 6 estavam atuando em outras funções que não fossem a Engenharia. Isso equivale a 38% dos formados e, em 2020, o número pode subir para 45%.

Outra pesquisa, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) mostrou que, dentre os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil é o que menos forma engenheiros por ano: são cerca de 30 mil, em torno de 40 mil se incluídos tecnólogos e habilitações em Construção Civil, Produção e Meio Ambiente. O resultado mostrou que, na Índia, são pelo menos 220 mil, na Rússia, 190 mil e na China, 650 mil profissionais.

Portanto, para o desenvolvimento do Forma-Engenharia, será investido um total de R$ 24 milhões, divididos igualmente entre as empresas e, neste valor, estarão incluídos os recursos para a compra e manutenção dos equipamentos necessários, além do pagamento das bolsas de estudo. O programa irá focar, também, em diversas áreas da Engenharia, tais como Elétrica, Química, Civil, Metalúrgica e Mecânica, dando preferência às instituições de ensino das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.