Candidatos que desejam cursar Música na Ufal devem ter aprovação no Enem

Alunos só podem fazer teste de aptidão após obtenção de nota no exame nacional

06/06/2012 13h55 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

Os interessados em ingressar no Curso de Graduação de Música na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 2013, devem participar de dois processos seletivos: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Teste Específico de Música. Somente os candidatos aprovados nessas duas etapas poderão entrar na academia.

A aprovação no Enem é o primeiro passo à entrada na graduação.Segundo o coordenador do Curso de Música, Milson Fireman, muitos candidatos acreditam que só necessitam do Teste Específico parao acesso à graduação na Ufal. “É comum nos perguntarem se há necessidade de fazer o Enem”, disse.

O coordenador relatou que em muitos casos candidatos desejam se inscrever na avaliação de aptidão musical sem terem feito a prova do Enem. Mas, ele explica que essa etapa é eliminatória e só é permitida aos aprovados no exame de conhecimentos gerais.

Teste Específico de Música

O Teste Específico de Música é composto por uma prova escrita, outra de percepção musical e, por fim, uma avaliação de desempenho musical. “Essa etapa tem o objetivo de avaliar os conhecimentos musicais teóricos e práticos dos candidatos”, explicou Milson Fireman.

Ainda segundo ele, a avaliação julgará a aptidão dos concorrentes e não influenciará na classificação geral do Enem, pois os alunos que não forem aprovados nessa fase poderão utilizar a sua pontuação obtida no Exame Nacional para tentar vagas em outros cursos tanto na Ufal quanto em quaisquer instituições de ensino superior que aceitem o Sistema de Seleção Unificada(Sisu).

Graduação em Música

Ingressar na graduação em Música é uma oportunidade de desenvolver um talento e se qualificar profissionalmente. “O curso contribui para a formação de profissionais para o ensino de música em escolas da rede pública e/ou privada na educação infantil, no ensino fundamental, médio, técnico e em outros espaços educativos”, comentou Milson Fireman.

Em 2008, o Governo Federal aprovou a lei 11.769, que altera dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, incluindo o ensino da música como obrigatório na educação básica. As escolas tiveram até agosto do ano passado para se adaptarem as exigências do Ministério da Educação (MEC).

A Ufal oferece o curso em Licenciatura de Música com habilitações em canto e instrumento. No caso desse último, são ofertadas três opções: violino, clarinete e piano. Para mais informações quanto ao processo seletivo ao Curso de Música da Ufal visite osite da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve)ou entre em contato pelo telefone (82) 3322-3697.

Inscrições

As inscrições do Enem já estão abertas e vão até o dia 15 de junho. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. Mais informações acesse o endereço eletrônico ou a página de inscrições. Já para os candidatos ao Curso de Música, o Teste Específico terá seu calendário divulgado pela coordenação por meio de edital, a ser divulgado em breve.