Campus Arapiraca participa do Simpósio de Pesquisa em Educação Matemática

Congresso será realizado entre os dias 26 e 29 de junho em Fortaleza

18/06/2012 10h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Alunos do Campus Arapiraca irão participar de Simpósio em Fortaleza

Alunos do Campus Arapiraca irão participar de Simpósio em Fortaleza

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Alunos de Licenciatura em Matemática do Campus Arapiraca se preparam para participar do 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), que será realizado entre os dias 26 e 29 de junho, na cidade de Fortaleza (CE). Os trabalhos desenvolvidos contam com a orientação do professor Carloney Alves de Oliveira, e apoio da coordenação do curso, por meio do professor José Barros.

Com o tema central “Um olhar ampliado sobre a sala de aula, buscando articular a vertente da pesquisa à questão do ensino-aprendizagem na Matemática”, o Sipemat contará com sete trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do curso e que foram aprovados para apresentação. “Mediante discussões em sala de aula, os alunos desenvolveram seus trabalhos, buscando entender e analisar a importância de tais recursos na prática pedagógica do professor de Matemática”, explicou Carloney.

Segundo o professor, os trabalhos desenvolvidos abordam experiências adquiridas nas áreas de Metodologia e Prática de Ensino em Matemática, por meio das atividades que são desenvolvidas em escolas campo de estágio supervisionado e também pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Trabalhos que serão apresentados

Sobre o uso de jogos matemáticos, material concreto, tecnologias e resolução de problemas, os trabalhos que serão apresentados, por meio de pôsteres e oficinas, são os seguintes:

Piff Geométrico: Uma Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Geometria Espacial, de Míriam Morgana Lira;

O estudo sobre Criptografia e suas aplicações em Matemática, dos autores: Luciano Pontes da Silva e Jarbiana Carla Soares Silva;

Apresentando e utilizando o "relógio trigonométrico" como ferramenta de ensino e aprendizagem da trigonometria em sala de aula: uma intervenção do PIBID, desenvolvido por: Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva e Mirtes de Souza Silva;

Análise combinatória e as probabilidades de ganhar na loteria, dos autores: Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho e Jenival Vieira Junior;

Matemágica, elaborado pelos estudantes: Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho e Jenival Vieira Junior;

Geogebra: o ciclista e a senoide, dos autores: Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior e Ialison Severo de Melo;

Construindo e compreendendo conceitos geométricos com o auxílio do Origami, desenvolvido por: Carloney Alves de Oliveira, Cristiano Marinho da Silva, Erica da Costa Silva e Simone Silva da Fonseca.

Sobre o Simpósio

O Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat) teve a sua primeira edição em julho de 2006, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esta edição, por sua vez, será realizada na Faculdade 7 de Setembro, em Fortaleza, e deve reunir cerca de 400 pesquisadores – nacionais e estrangeiros – para divulgarem a produção científica nacional e internacional, desenvolvidas nesta área.

Segundo o professor José Aires de Castro Filho, um dos organizadores do evento, o interesse pela pesquisa em Educação Matemática é um tema atual, alvo de pesquisas em todo o mundo. “É uma preocupação da sociedade aprimorar a aprendizagem em todos os níveis de ensino”, ressalta.

Além disso, o Sipemat tem o objetivo de proporcionar um ambiente para a troca de ideias e experiências entre os profissionais, estudantes e pesquisadores, a fim de refletir sobre os mais recentes avanços na pesquisa em Educação Matemática, por meio de minicursos, exposições e conferências e pelas apresentações dos trabalhos desenvolvidos.