Vem aí a 2ª edição do Festival de Cinema Universitário

Lançamento será no Cine Sesi, com a presença de Beto Brant

30/05/2012 12h10 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Renata Menezes - estudante de Jornalismo

O lançamento da 2ª edição do Festival Universitário de Cinema de Alagoas será nesta sexta-feira, 1 de junho, às 14h, no Centro Cultural Sesi. A programação contará com a participação do diretor de Cinema Beto Brant e a entrega de troféus ao pesquisador Elinaldo Barros e aos cineclubes participantes da primeira edição.

O festival decidiu homenagear Elinaldo Barros, pela sua trajetória como pesquisador e cronista do audiovisual alagoano e brasileiro, consolidada nos livros publicados sobre temas da área, a exemplo da publicação Panorama do Cinema Alagoano. Os cineclubes participantes da primeira edição - Barracão, Cine ArtPopular, Cine Coricultura, Ideário, Cine Mais Taquarana, Cine Olho Vivo, Projeção, Espelho Mágico e Tela Tudo Clube de Cinema – receberão também os troféus pelo engajamento na projeção de filmes na orla do Velho Chico.

Durante o lançamento, juntamente com as homenagens, será divulgado edital para inscrições na Mostra Competitiva, as quais ocorrem entre os dias 2 de junho e 17 de agosto. Podem inscrever-se alunos, professores e técnicos-administrativos vinculados a instituições públicas e privadas de Ensino Superior de todo o território nacional. São aceitos curtas-metragens com até 30 minutos de duração, de gênero e formato livres.

Além do edital, haverá a exibição de um cinejornal, produzido pela Panan Filmes, e a divulgação do jornal Cinufal, em retrospectiva ao festival. Em seguida, o público terá a oportunidade de participar de um  bate-papo com Beto Brant, diretor de cinema com grande atuação na produção de longas-metragens. Ele estará em Maceió, ao lado do ator Gustavo Machado, para lançar o filme “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, dentro do Corujão Especial em homenagem aos seis anos de atividade do Cine Sesi.

A cerimônia de lançamento do 2º Festival de Cinema Universitário de Alagoas termina com a apresentação de Andréa Laís, intérprete da música Samba(dor), vencedora do 3º Femufal.

Sobre o Festival

O festival é iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com outras instituições e será realizado entre os dias 13 e 17 de novembro, em Penedo. Os organizadores buscam estimular a produção audiovisual universitária em todo o território brasileiro, por meio de atividades que promovam reflexão, estudo, produção e cineclubismo.

A programação do festival, ainda em construção, contará com a apresentação de filmes, tanto da mostra competitiva quanto da mostra paralela, e trabalhos acadêmicos, além de mesas-redondas, oficinas, sessões de cineclubismo e debates com estudiosos e profissionais da área.