Selecionados do Top China programam viagem ao oriente

Professor e quatro alunos conversaram com reitor sobre suas expectativas

30/05/2012 08h35 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Reitor revela que a ida de Augusto César à China é um símbólo da interiorização da Ufal

Jhonathan Pino - jornalista

Nesta terça-feira, 29, o reitor Eurico Lôbo recebeu os selecionados para o Programa Top China. Com início previsto para o dia 5 de julho, o programa do Santander Universia oportuniza, pelo terceiro ano consecutivo, o intercâmbio cultural entre estudantes e professores do Brasil e da China, com a visita dos brasileiros a segunda maior potência do mundo.

Entre os dias 8 e 28 de julho o professor Arno Maschmann, do Instituto de Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento (IGDEMA) e os alunos Danielly Pierozan, do curso de Engenharia Química; Hugo Castro, de Engenharia Civil; Lucas Lopes, de Arquitetura e Urbanismo e Augusto César, do curso de Engenharia da Produção, participam de minicursos voltados para a temática “Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade” nas Universidades de Shanghai Jiao Tong e Pequim.

Do Sertão para o extremo oriente

Vindo da primeira turma de Engenharia da Produção, Augusto foi o primeiro aluno selecionado do Campus do Sertão para fazer intercâmbio. Ele foi o único do campus a se inscrever e relata que a falta de cursos de idiomas no interior do Estado é o que dificulta a participação dos alunos nesses programas.

“Eu sempre busquei oportunidades de intercâmbio, procurando editais. Muitos dos meus colegas do PET [Programa de Educação Tutorial] também me deram muita força, mas não puderam participar por alguns pré-requisitos como o conhecimento da língua estrangeira e a falta de passaporte”, relata o discente.

O coordenador da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), Niraldo Farias, abordou a responsabilidade dos alunos: “Vocês representam a Universidade e são decisivos para o bom relacionamento entre a Ufal e o Santander. Os dois professores que participaram nas últimas edições viraram referências nacionais no programa”, disse o assessor.

Os professores Lindeberg Medeiros, do IGDEMA e Humberto Barbosa, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) participaram do programa nos anos de 2010 e 2011, respectivamente.

O professor Eurico Lôbo também destacou o dever dos estudantes em manter a boa imagem da Universidade no país oriental: “Estamos bem na fita. Além do bom comportamento dos alunos e da referência dos professores, tivemos a reitora Ana Dayse convidada para participar da organização da conferência mundial de reitores, promovido pelo Santander Universia”, disse. A conferência será realizada em 2014 na cidade do Rio de Janeiro.

Passando dicas

A Assessoria de Intercâmbio Internacional também reuniu os estudantes para tratar de questões técnicas referentes à viagem. Na ocasião, os estudantes Augusto César e Danielly Pierozan, além do professor Maschmann conversaram com os professores Lindeberg Medeiros e Humberto Barbosa sobre as experiências e diferenças culturais da nação oriental. “Eles nos passaram informações sobre  transporte, alimentação, comportamento, vestuário e outros aspectos culturais da China”, revela Augusto.

Neste ano, a temática Meio ambiente e Urbanismo atraiu o professor Maschmann, também do IGDEMA pela possibilidade de trocar conhecimentos e trazer professores de fora para a Universidade. “O minicurso foi desenvolvido na área ambiental costeira e urbanização de regiões. Trata-se de assunto de interesse dos alunos de todas as áreas que fazem parte do programa”, relata.

O interesse por outras culturas não é diferente com Danielly Pierozan. Ela vai à China, após ouvir relatos de um colega do curso, Lucas Gustavo, que também teve a oportunidade de participar do Top China em 2010. “Desde pequena penso em estudar fora do país. Além do Top China, já me inscrevi no Ciência sem Fronteiras e espero fazer pós-graduação na França”, relata a estudante.

Os estudantes irão auxiliar o professor Maschmann no desenvolvimento das atividades: “a metodologia de ensino é que todos brasileiros participem do minicurso a partir de diversos tipos de percepções de um mesmo problema. O meio ambiente é uma questão universal e uma possibilidade de conhecer o que está sendo feito sobre o tema em outros locais do mundo”, acrescenta.

Como os alunos foram selecionados a partir de dois editais diferentes, Lucas Lopes e Hugo Castro foram os últimos a entrar na lista. “Eu havia perdido a data da primeira seleção. Mas como tivemos nova oportunidade, pude concorrer com outros sete alunos da Engenharia”, relata Hugo.

Além de cobrir despesas de passagem, alimentação e hospedagem, o Programa Top China oferece ajuda de custo no valor de R$ 528,78, correspondente a US$ 300 por participante.