Portais da Ufal ampliam acesso

Portais seguem padronização fixada pela política de portais; Campus Arapiraca é o mais novo a ganhar espaço virtual

30/05/2012 11h45 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Jhonathan Pino - jornalista

O Campus Arapiraca é a mais nova unidade a ganhar espaço virtual no domínio da Universidade Federal de Alagoas. Desde o mês de abril, usuários da rede web têm informações sobre graduação e outros dados da instituição por meio do www.ufal.edu.br/arapiraca. Construído pela equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) de Arapiraca, e alimentado pela própria unidade, o espaço é mais uma etapa para a padronização dos portais da Universidade.

Quando o primeiro portal entrou em atividade, construído a partir do Plone, em agosto de 2008, a Universidade já contava com uma média de 144 mil usuários, que acessavam a página em busca de informações sobre a instituição, cursos e acesso ao Sistema Acadêmico. Para atender à demanda dos professores e técnicos, em 2009 foi implantado o Portal do Servidor, seguido por outros portais temáticos e de unidades acadêmicas, criados para familiarizar e facilitar a visita dos usuários.

Em novembro de 2011, a comunidade acadêmica conheceu o novo layout das páginas da universidade e, a partir deste ano, todas as unidades ganham novas interfaces para facilitar a sua usabilidade. Assim, mais serviços passaram a ser oferecidos e os portais são cada vez mais visitados.

O Portal da Ufal atingiu picos de 233 mil usuários por mês e o do Servidor mais que quadruplicou a média de acessos em apenas um ano. De cerca de 4 mil, no início de 2011, para mais de 18 mil acessos em março de 2012.

Outro fator que contribuiu para o aumento de acessos nas páginas da Ufal é a tendência crescente de uso dos dispositivos móveis como tablets e celulares com serviços de internet. O número de usuários do portal a partir destes dispositivos cresceu de 423, em 2011, para 3.448 usuários/mês em 2012.

Novos portais e serviços

Em maio deste ano, a universidade também ganhou o Portal da Transparência para atender às exigências da Lei de Acesso à Informação Pública e novo layout do Portal do Estudante, que agora dispõe de espaço reservado para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com editais e informações úteis sobre calendário, cursos, vagas e ingresso de alunos na Ufal.

Ainda estão em processo de construção o Portal do Campus do Sertão, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), do Hospital Universitário(HU), da Procuradoria Geral e do Museu de História Natural (MHN). Todos eles serão disponibilizados pelo NTI e seu conteúdo ficará sob responsabilidade das respectivas unidades.

"A criação desses portais segue a Portaria do MEC 2.864 de 24 de agosto de 2005 e também teve a recomendação da Capes, na formatação dos tipos de conteúdo”, explicou Alexandre Marinho.

Internet sem fio é ampliada

Alunos do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) já podem acessar a internet sem fio nas salas e corredores do prédio. No início de abril foram colocados dois pontos de acesso à rede no prédio, para que os usuários possam ficar conectados a web com velocidade de até 300 mbps.

A iniciativa faz parte da política da gestão de disponibilização do acesso a internet sem fio por todo o Campus A. C. Simões. Além do IGDEMA, o Centro de Tecnologia (CTEC), o Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBS), o Instituto de Física (IF), a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e a Reitoria já possuem áreas cobertas pela tecnologia.

Conforme o coordenador de redes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Marcelo Queiroz, já foram abertos os processos licitatórios objetivando a contratação de serviços e a aquisição de equipamentos para a reestruturação da rede em toda a Universidade. Até 2015 todas as unidades devem receber equipamentos de última geração.

“Antes, as conexões eram feitas por meio de fibra ótica numa velocidade 10 vezes inferior à atual e a distribuição feita de forma desordenada dentro dos prédios, devido ao aumento das redes de forma não planejada. Com a implantação do projeto, daremos um salto em qualidade, levando a interconexão do campus (backbone) ao patamar de 10Gbps”, explica Marcelo.

O coordenador lembra que apesar de algumas unidades já possuírem internet sem fio há alguns anos, a qualidade ficou prejudicada porque a distribuição das redes nestes locais foi realizada de forma inadequada.

Para substituir essa rede, estão sendo adquiridos novos roteadores. Inicialmente, eles serão alocados ao longo de todo o campus e devem propiciar aos usuários o acesso a internet, mesmo quando estiverem ao ar livre. “A rede Wi-Fi deve ser instalada em todos os prédios do Campus Maceió, inclusive nos campi do interior do Estado. A solicitação de compra para atender a estas demandas já foi iniciada”, enfatiza Queiroz.