Projeto Carroceiro Vet Legal realiza ações com criadores de equídeos

Ideia é aumentar os trabalhos no interior e reativar o projeto em Maceió

24/04/2012 16h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Grupo de pesquisa faz atendimento aos equídeos de carroceiros

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

Mantido e organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) da Universidade Federal de Alagoas, o Projeto Carroceiro Vet Legal prepara nova ação para o público que sobrevive do equídeo de carroça. Serão realizados atendimentos aos equídeos nos dias 26 e 28 de abril, respectivamente, em Santana do Ipanema e em Maceió, no bairro do Dique Estrada.

O coordenador do projeto, professor Pierre Escodro, diz que a ideia é aumentar as ações no interior e reativá-las em Maceió. Segundo ele, o projeto estava parado há mais de um ano e ele deve voltar a ativa a partir do apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), além de comerciantes e voluntários que se disponibilizem a apoiar a ideia.

Este já é o terceiro ano de execução do programa em Alagoas e nesse período vem desenvolvendo diversas atividades na capital e no interior. Uma delas é o auxílio no programa de reconstrução das cidades que foram atingidas pelas enchentes em 2010.

Para obter mais sobre Vet Legal, entre em contato com o e-mail: grupequi.ufal@gmail.com ou acesse a página na internet: http://www.grupequi-ufal.com.br/

Grupequi participa de Seminário

No último dia 13 de abril o grupo de pesquisa participou o II Simpósio Alagoano de Medicina Equina no Campus Maceió. No evento foi discutida a necessidade do âmbito transdisciplinar dos Projetos Carroceiros do Nordeste, além de apresentar um levantamento mostrando a existência de quatro mil carroceiros na cidade de Maceió.

Segundo o professor Pierre Escodro, os números mostram a necessidade de atendimento fixo para as ações a serem realizadas. “Estudamos a instalação de Núcleos de Atendimento aos Carroceiros, onde os Governos Municipais e Estadual e a Universidade levem atendimento ao carroceiro, ao equídeo e promova atividades educacionais e profissionalizante às famílias”, disse.