Programa Jovens Talentos para a Ciência seleciona bolsistas

716 estudantes farão as provas no próximo domingo no campus da Ufal em Maceió

25/04/2012 10h48 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35

As provas de seleção para o Programa Jovens Talentos para a Ciência será realizada no próximo domingo, 29 de abril, no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, a partir das 13h. Os estudantes devem chegar ao local com pelo menos uma hora de antecedência.

Houve alteração em um local de prova, conforme lista em anexo, e os candidatos que fariam a prova no bloco 7, devem comparecer ao bloco 12. Os outros locais de prova são os blocos 13 e 14 e o novo prédio do Instituto de Matemática. As provas serão aplicadas pela Fundação Cesgranrio, com duração de 4 horas e meia, e apresentam questões de conhecimentos gerais.

Ao todo, 716 estudantes recém-ingressos na Ufal tiveram as inscrições homologadas e estão aptos a realizar as provas. Os candidatos que não são ingressantes do período 2012-1, estudantes sem número de CPF ou CPF inválido e estudantes com inscrições no programa por meio de outras instituições de ensino superior tiveram suas inscrições indeferidas.

Sobre o Programa

O Programa Jovens Talentos para a Ciência é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) destinada aos recém ingressos na graduação de todas as áreas do conhecimento, com o objetivo de estimular o estudante a participar de pesquisas científicas desde o início do curso.

Os alunos selecionados serão inseridos em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Eles devem ter um desempenho exemplar e destacado, além da participação em ciclos de palestras, projetos de iniciação científica, contato com laboratórios, seminários, etc. Para isso, os estudantes serão remunerados com bolsas no valor 360 reais por mês, durante o período de um ano. As bolsas começam a ser pagas a partir de agosto deste ano.

Mais informações no site