HU fará mutirão para diagnóstico e cirurgia de catarata

Será dia 12 de maio e aberto à população em geral

20/04/2012 13h39 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Pacientes devem se dirigir ao ambulatório de Oftalmologia com documentos pessoais e cartão SUS

Tamara Albuquerque – jornalista Ascom/HU

O Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário realiza no próximo mês um mutirão para diagnóstico de catarata e encaminhamento cirúrgico da doença, a principal causa de cegueira reversível entre os brasileiros. O mutirão acontecerá no dia 12 de maio e é aberto à população em geral, tendo como público-alvo pessoas com idade igual ou superior a 55 anos e que não tenha se submetido anteriormente à cirurgia. O atendimento começará às 7 horas, se estendendo até o último paciente.

Segundo esclarece o coordenador do serviço, Mário Jorge dos Santos, não é preciso marcar consulta para ser atendido no mutirão. Para ter acesso aos médicos e aos exames basta comparecer ao hospital com documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência. “O atendimento é rápido e os pacientes diagnosticados com catarata serão encaminhados para fazer os exames complementares e o agendamento da cirurgia, que a equipe vai realizar aqui no Hospital Universitário a partir de maio”, informou o oftalmologista.

Mário Jorge lembra que nesse mutirão não serão realizados exames para diagnóstico de outras doenças, nem para acuidade visual. A catarata é uma doença ocular grave causada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que impede a passagem da luz e prejudica a qualidade da visão.

Os sintomas mais comuns da catarata são a visão turva, borrada ou embaçada; grande dificuldade para enxergar à noite; aumento da sensibilidade ocular à luz; mudança frequente de óculos para enxergar melhor; e a sensação de que as cores ficam mais amareladas. O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, recomendado sempre que a qualidade de vida do portador da doença esteja comprometida.

Segundo explica o oftalmologista, a cirurgia consiste em substituir o cristalino por uma lente artificial, um procedimento complexo, mas que pode ser realizado de forma rápida e segura, graças aos avanços tecnológicos. No HU, a cirurgia de catarata, denominada de facectomia, é feita pela técnica defacoemulsificação, que do ponto de vista técnico é a mais segura e leva o paciente à recuperação visual quase imediata.

Triagem

Independente do mutirão que acontecerá no dia 12 de maio, o Ambulatório de Oftalmologia do HU realiza todas as sextas-feiras, pela manhã, a triagem de pacientes para diagnóstico da catarata e encaminhamento cirúrgico. Esse serviço é destinado a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 55 anos que apresentem os sintomas da doença e não tenha se operado.

Não é preciso ser usuário do hospital para ter acesso, nem enfrentar a fila de marcação de consulta. É só se dirigir ao Ambulatório de Oftalmologia com os documentos pessoais e o cartão SUS e solicitar, na recepção, ser incluído na triagem. Os oftalmologistas atendem pelo menos 20 pessoas na triagem de catarata toda sexta-feira.