Edufal empossa novo Conselho Editorial

Os nomes foram aprovados criteriosamente pelo reitor para fazer parte das decisões da editora

23/04/2012 10h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Reitor Eurico Lôbo e os novos conselheiros

Manuella Soares - jornalista

Pela primeira vez na história da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), os membros do Conselho Editorial foram empossados formalmente pelo reitor Eurico Lôbo na sexta-feira, 20 de abril, que ressaltou a importância do Conselho para a sociedade.

“Essa posse não é meramente formal, ter vocês aqui é um privilégio, porque vocês são pessoas reconhecidas pela instituição e pela sociedade, por toda competência e trabalho que fazem”, comentou. O reitor falou ainda sobre o incansável trabalho de dar maior segurança e celeridade às ações da editora, e brincou a respeito de um antigo sonho que via se concretizar no grupo.

“Eu sempre tive vontade de fazer parte do Conselho e agora fico muito feliz em dar a posse a vocês, é uma ‘inveja branca’”, brincou. A vice-reitora Rachel Rocha também participou da cerimônia de posse e destacou o valor dos conselheiros para os projetos da universidade.

“Fico feliz por termos um conselho amante dos livros. É uma equipe muito coesa, que tem paixão pelo trabalho. Espero podermos alinhar o propósito da editora com o propósito da gestão, porque queremos cada vez mais o fortalecimento da nossa Edufal”, disse.

Os membros do Conselho são indicados para aprovação da reitoria. Eles são responsáveis pelas decisões editoriais das publicações e deliberam parecer sobre a aprovação ou reprovação dos projetos levando em conta relevância, atualidade e originalidade. Nas breves palavras proferidas após a entrega do termo de posse, a presidente da Edufal, Sheila Maluf fez questão de congratular a nova equipe de trabalho mostrando o interesse do Conselho nos objetivos da instituição.

“Estamos com um grande projeto que queremos colocar em prática para o crescimento da editora. Agradeço a todos por terem aceitado o convite e vamos em frente trabalhar!”, incentivou.

Veja como fica o quadro da Edufal:

Sheila Diab Maluf – presidente

Fernanda Lins Lima – secretária

Conselheiros:

Bruno César Cavalcanti

Cícero Péricles de Oliveira Carvalho

Elcio de Gusmão Verçosa

Elias Barbosa da Silva

Fernando Antonio Gomes de Andrade

Roberto Sarmento Lima

Roseline Vanessa Oliveira Machado

Simoni Plentz Meneghetti

A Edufal

Criada em 5 de outubro de 1983 como órgão integrante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou-se a missão de editar e divulgar trabalhos e publicações de interesse científico e, hoje, já se tornou uma instituição premiada em âmbito nacional.

Para consolidar sua política editorial além-muros da universidade, a editora vem trilhando árduos caminhos e superando os limites e as dificuldades comuns ao cotidiano das editoras universitárias. E, nessa travessia, conta com o suporte da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL) na divulgação de livros, revistas e outros materiais voltados a produção acadêmica regional.

Em sua trajetória, a Edufal contou com a direção dos professores Eduardo Magalhães (1983-1997), Leda Almeida (1997-2000) e Eraldo Souza Ferraz (2000-2003). E, desde 2003, a professora Sheila Diab Maluf vem dando novos rumos a sua política editorial.

A Edufal tornou-se a editora universitária pioneira, no Brasil, no desenvolvimento do Projeto Braille. Nesse segmento, já publicou vinte títulos, que vem sendo doados a bibliotecas e instituições de apoio aos deficientes visuais de Alagoas e do Brasil.