Desafio Sebrae 2012: fruticultura é tema da 13ª edição

Participantes vão simular concorrência entre empresas que atuam no setor de agronegócios e os vencedores farão viagem internacional

23/04/2012 09h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35

Manuella Soares - jornalista

Mais um desafio está lançado. Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas já podem se inscrever até 18 de maio no jogo que estimula a competitividade e desperta a vocação de empreendedor, numa disputa que envolve participantes de todo o país. A 13ª edição do Desafio Sebrae abre inscrições para equipes formadas por no mínimo 2 (dois) e no máximo 5 (cinco) estudantes.

De acordo com o regulamento, podem participar da competição estudantes residentes no Brasil, de cursos de graduação sequenciais e formação tecnológica presenciais, semipresenciais e à distância, em instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação - MEC, e estejam, na data da inscrição, com a matrícula ativa. A inscrição custa R$ 50 por equipe.

Esse ano, o tema escolhido é “Fruticultura”, pela importância dos setores de agronegócio e alimentação para a economia e desenvolvimento das regiões. Durante o jogo, os estudantes vão gerir um negócio que trabalha com três linhas de produto: polpa, suco e sorvete de frutas tropicais.

Eles terão que tomar decisões referentes a cada campo da empresa, como marketing, produção, reunião de diretoria, análise de concorrência, contratação de funcionários, compra de insumos, etc. Essas decisões vão influenciar no bom funcionamento da produção e da prestação de serviços, consequentemente, no resultado da competição.

O desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais e competidas por estudantes do mesmo estado. Os vencedores seguem para a quarta fase, em Salvador - BA, e disputam a semifinal com equipes de vários lugares do Brasil que também passaram pelas etapas estaduais. Na final, que também acontece presencialmente no mês de novembro, a equipe campeã pode comemorar a vitória numa viagem internacional, durante 10 dias, onde irá conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo, com todas as despesas pagas.

Mas nesta competição há muitos vencedores. Por isso, a comissão organizadora premia os estudantes que conseguem se destacar em cada etapa do desafio. Os prêmios variam por colocação, entre troféus, IPhone, IPad e bolsas de estudos. Os professores e a escola também são reconhecidos pela orientação e incentivo aos estudantes.

Desafio Sebrae

O Desafio Sebrae é um jogo que simula a concorrência entre empresas em um mercado virtual, voltado para estudantes do ensino superior. É uma competição nacional e internacional, de caráter educacional, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, em parceria com a COPPE/UFRJ - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além de estimular o espírito empreendedor e gerencial dos estudantes de todo o país, o jogo tem o objetivo de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e difundir conceitos sobre ética, associativismo e competitividade.

Nos últimos três anos, já participaram 3.085 alunos da Universidade Federal de Alagoas. Os números crescem a cada edição, sendo uma representação maioritária entre os participantes.  Para saber mais sobre o Desafio Sebrae e o regulamento da 13ª edição, acesso o site www.desafio.sebrae.com.br.