Aula Inaugural do Campus do Sertão destaca interiorização

Feras e veteranos participaram da atividade que oficializou início do ano letivo na sede do Campus em Delmiro Gouveia

24/04/2012 14h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Estudantes lotam sala de aula do Campus do Sertão

Manuella Soares - jornalista

Sala lotada para a aula inaugural que marca o início das atividades do ano letivo 2012 da Universidade Federal de Alagoas, no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, na segunda-feira, 23. Fizeram parte da mesa solene o reitor Eurico Lôbo, os pró-reitores de Extensão, Eduardo Lira, de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, os diretores dos campi do Sertão, Ricardo Silva, e Arapiraca,Márcio Lins, além de representantes dos docentes e de estudantes, professor Agnaldo dos Santos e Kamilla Brito.

O reitor Eurico Lôbo deu as boas vindas aos feras e falou sobre o desafio de ter a universidade presente no interior do Estado. “A interiorização da Ufal é prioridade na minha gestão. Eu acredito no Campus do Sertão, porque vocês são guerreiros que querem o melhor”, disse. E continuou destacando a importância de levar conhecimento também para o povo da região.

É o caso da estudante Gabriela Machado, natural de Delmiro Gouveia, que passou no vestibular para Pedagogia. Ela conta que a Ufal na cidade permite a realização de um sonho. “Minha vida é toda aqui. Fiquei feliz por ter uma universidade tão perto. Agora posso ter meu diploma de graduação”, contou entusiasmada.

Mas o Campus do Sertão está privilegiando também as cidades circunvizinhas e, entre os 280 novos universitários está Franklin de Sá, colega de sala de Gabriela no curso de Pedagogia. O ingresso à universidade está mudando a rotina dele. “Moro em Paulo Afonso e venho todos os dias estudar. Estou feliz e gostando muito porque aqui proporciona o melhor nível de ensino da região”, comentou.

Durante a abertura oficial das aulas em Delmiro Gouveia, o diretor do Campus e o pró-reitor de Extensão falaram sobre o crescente trabalho que vem sendo feito para melhoria do local e as oportunidades de incentivo aos estudantes que se engajam em projetos além da sala de aula.

“Nós temos muitas responsabilidades, e eu consigo olhar no olho de cada um com a verdade de que estamos mudando”, ressaltou o diretor Ricardo Silva. “Queremos fazer com que a extensão seja alcançada por todos os estudantes. Que todos possam aproveitar esse espaço para desenvolver o crescimento da região”, destacou o pró-reitor Eduardo Lira.

Atenta a tudo isso estava a nova aluna do curso de Letras, Camila Ramos. Ela é um exemplo de quem acredita na força que tem a interiorização da Universidade Federal de Alagoas. “Sou de São Paulo e escolhi o Nordeste para fazer a graduação. Vim parar em Delmiro Gouveia e estou surpresa com a estrutura que encontrei. Espero que a universidade cresça e, quem sabe, eu possa fazer uma pós-graduação aqui”, disse.

Cerca de 70% da nova sede do Campus do Sertão já foi entregue. Na oportunidade, o reitor Eurico Lôbo aproveitou para visitar o prédio e ver de perto como está o andamento das obras.

Debate sobre o Canal do Sertão

O pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, foi convidado a falar um pouco sobre o projeto que pode fazer grandes transformações no interior alagoano. Para compreender o impacto do Canal do sertão, o professor Valmir fez um resgate histórico sobre os fatos importantes de Alagoas, em especial da cidade de Delmiro Gouveia.

“Eu estou convencido de que o Canal é a única alternativa para levar água de qualidade a partir do sertão até a região do Agreste, em Arapiraca. O desafio maior não é a parte de engenharia para execução do projeto, e sim, como o alagoano vai se organizar para fazer bom uso dessa água”, comentou.

A programação de recepção aos feras continua durante toda a semana com palestras, conferências e atividades de grupo, encerrando com uma calourada no sábado, 27, a partir das 21h, no Clube Vicente de Menezes.