Água da Universidade possui índices satisfatórios de qualidade

Superintendente da Sinfra explica que coloração é causada por oxigenação da água

23/04/2012 11h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Nélia Callado esclarece sobre a coloração da água

Jhonathan Pino - jornalista

A água, por vezes esbranquiçada, que sai das torneiras e bebedouros do Campus Maceió já causou estranheza a alguns usuários. No entanto, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) garante que o líquido é de qualidade e está dentro dos padrões de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde.

A superintendente de Infraestrutura, Nélia Callado, também professora do Centro de Tecnologia, de disciplinas como Qualidade da Agua e Tratamento da Água, explicou que a cor esbranquiçada é causada pela forte pressão com que a água é liberada do reservatório, que fica elevado em frente ao Hospital Universitário (HU).

"Eu mesma já tive a curiosidade de saber o motivo de ela ter essa cor e fiz testes de sua qualidade. Verifiquei que a água atende aos padrões de potabilidade da Portaria 2914, do Ministério da Saúde. Ficou verificado que a intensa pressão com que ela é liberada na Ufal, faz com que incorpore muito oxigênio dissolvido", disse Nélia.

A professora ainda enfatiza que se deixarmos essa água em repouso por alguns segundos em um copo, o oxigênio existente se volatiliza e ela volta a ser transparente. "Já fizemos análises de qualidade da água que confirmam essas informações".

Conforme a superintendente, a água consumida na Universidade é proveniente da barragem do Catolé, que apresenta ótima qualidade. Ela também é clorificada em estação de tratamento de filtração direta, de onde é bombeada para o reservatório do HU.