Ufal sedia Encontro Luso-Brasileiro de Educação Física

Cerca de cem inscritos e dez palestrantes, do Brasil e de Portugal, participam do evento no Campus A. C. Simões

30/03/2012 10h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Mesa de abertura do evento

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Na quinta-feira (29), teve início o 4º Encontro Luso-Brasileiro de Educação Física, Esporte e Lazer. Essa edição do evento traz o tema “Formação profissional e produção do conhecimento com compromisso social” e acontece até o sábado (31). Pela terceira vez, a Universidade Federal de Alagoas sedia o encontro, cuja abertura foi realizada no auditório Nabuco Lopes, no Campus A. C. Simões, em Maceió.

Em 2012, o evento, que representa o diálogo e a troca de conhecimentos entre a instituição alagoana e as universidades portuguesas, no que se refere à produção científica e à formação de profissionais na área das Ciências do Desporto,  retorna à Ufal, após sua realização no Instituto Superior da Maia (Ismai), em Portugal.

No bom estilo nordestino, os participantes foram recepcionados ao som de canções de Luiz Gonzaga e de Eliezer Setton, interpretados pelos estudantes Anderson Fidellis e Carine Moura. A cerimônia de abertura foi presidida pelo assessor internacional da Ufal, professor Niraldo Farias, que destacou a importância do curso de Educação Física no processo de internacionalização da universidade. “A área desportiva da universidade é uma das mais atuantes nos projetos de internacionalização e apresenta um grande papel social, por meio de suas atividades de extensão”, salientou.

A mesa também foi composta pela professora Neiza Fumes, da Comissão Organizadora do evento, e pelo professor Elton Casado, diretor do Centro de Educação (Cedu), dos professores portugueses Alberto Albuquerque, do Ismai, e Antônio Figueiredo, da Universidade de Coimbra.

De acordo com Neiza, a iniciativa visa ao compartilhamento de atividades e pesquisas produzidas nas universidades, bem como ao diálogo entre as instituições e a comunidade. Ela também ressaltou uma novidade do evento: as comunicações orais, com temáticas que englobam os aspectos sócio-antropológicos da Educação Física; os eixos variados, como os indicadores de obesidade e o método pilates; atividades motoras adaptadas; e a formação profissional. “Essa é a primeira vez que o encontro possui um momento para as comunicações orais, que têm como objetivo a divulgação dos conhecimentos científicos presentes nas universidades”, lembrou.

Participante fiel do encontro luso-brasileiro, o professor Alberto Albuquerque esteve presente em todas as edições do evento. Docente do Ismai e coordenador do mestrado em ensino de Educação Física dessa mesma instituição, ele afirmou a necessidade de fortalecimento nas relações entre a Ufal e as universidades portuguesas. “O encontro representa uma colaboração bilateral entre Portugal e Brasil. Além disso, permite que sejam discutidos muitos temas e pesquisas científicas pertinentes à Educação Física, ao esporte e ao lazer. No entanto, há muitos entraves nessa colaboração, por isso precisamos repensar o modo como queremos concretizar nossas relações e como obter bons frutos”, avaliou o professor.

As atividades do encontro prosseguiram durante toda a manhã com a conferência “Treino de Jovens: os principais desafios”, com o professor Antônio Figueiredo, da Universidade de Coimbra. O português ressaltou que o evento é uma possibilidade de ampliar o conhecimento junto à comunidade e de aplicar a missão de manter vivo o contato entre as universidades envolvidas nessa parceria.

Nesta sexta, 30 de março, as atividades acontecem das 8h30 às 19h. A programação envolve comunicações orais, mesas-redondas sobre atividade física para a terceira idade, treino desportivo 1 e aspectos sócio-antropológicos da área. O último dia do encontro, 31 de março, começa no mesmo horário e vai até às 11h, no qual serão realizadas comunicações orais e mesa-redonda sobre treino desportivo 2.