Ufal e Conselho de Odontologia debatem fluoretação da água em Alagoas

Evento discute inclusão de flúor na água e acontece nesta sexta-feira, 30 de março

28/03/2012 14h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Márcia Rejane - jornalista

“Flúor na torneira é saúde nos dentes e um direito de todos!" Essa campanha do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO/AL) pretende chamar a atenção para o Fórum sobre Fluoretação das Águas de Alagoas (Fluoral), que promove novo debate nessa sexta-feira, 30 de março, das 8h30 às 12 horas, no auditório do Harmony Medical Center, no bairro de Jatiúca.

A primeira palestra será com o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, com o tema “A fluoretação das águas de abastecimento público como eixo da política nacional da saúde bucal." Em seguida, o assunto abordado será “Implicações ético-legais e socioeconômicas do não emprego do flúor nas águas de abastecimento público de Alagoas – o papel das entidades na defesa da cidadania".

O Fluoral é um evento científico que será realizado para discutir a efetivação do método de inclusão de flúor nas águas nos municípios do Estado de Alagoas. O objetivo  é conscientizar gestores públicos, profissionais afins e todos os setores envolvidos no processo sobre as políticas e práticas presentes e futuras na qualidade, distribuição geográfica e fluoretação das águas, criando condições de sua implantação e implementação no Estado e contribuindo para a significativa redução do aparecimento da cárie dental na população alagoana.

“No Brasil, cem milhões de pessoas recebem água fluoretada. Em Alagoas apenas dez municípios oferecem o serviço, são eles: Penedo, União dos Palmares, Viçosa, Pão de Açúcar, São José da Laje, Cajueiro, Boca da Mata, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro”, informa Hilderberto Cordeiro. As duas maiores cidades de Alagoas - Maceió e Arapiraca – não colocam o flúor na água.

O CRO/AL, a Associação Brasileira de Odontologia-Seção de Alagoas  (ABO/AL) e a Academia Alagoana de Odontologia lideram a campanha para cumprir a Lei Federal que dispõe sobre a fluoretação da água em sistemas de abastecimento com estação de tratamento. Segundo Hildeberto Cordeiro, essa ação é considerada uma das dez maiores conquistas da saúde pública, principalmente pelo caráter democrático, uma vez que abrange uniformemente a população de qualquer nível social e econômico. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a inclusão de flúor às águas de abastecimento público tem sido uma das principais medidas empregadas na redução dos índices de cárie em todo mundo.

A Universidade Federal de Alagoas é uma das entidades copromotoras do evento e da campanha, juntamente com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Coordenação Nacional de Saúde Bucal-Ministério da Saúde, governo de Estado de Alagoas, Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau-AL), Secretaria da Pesca e Recursos Hídricos, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Mais informações http://www.croal.org.br/fluoral/