Santander prorroga inscrições para concurso que promove sustentabilidade no ensino superior

O Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade incentiva professores a inserirem o tema no dia a dia de suas disciplinas

09/03/2012 09h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

O Santander, com apoio da Universia – maior rede iberoamericana de colaboração universitária –, prorrogou as inscrições para o Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade. Voltado para professores universitários, o concurso cultural tem por objetivo incentivar, disseminar e reconhecer casos de inserção de sustentabilidade no dia a dia de disciplinas obrigatórias dos cursos de Administração e Economia. A extensão do prazo, até o próximo dia 19 de março às 15 horas (horário de Brasília), visa atender docentes interessados em participar do concurso e concluir sua inscrição. O processo de inscrição também foi facilitado, eliminando a obrigatoriedade de envio do vídeo ou apresentação de slides.  No website da iniciativa estão disponíveis o regulamento completo e um passo a passo para que esse processo seja conferido e feito de maneira simples.

“Acreditamos fortemente no ensino superior como ferramenta fundamental na transformação da sociedade. Por isso, há 16 anos, o Santander Universidades apoia as universidades, fomentando iniciativas de pesquisas, iniciação científica, mobilidade internacional, transferência tecnológica, e também estimula o empreendedorismo e a inovação junto à comunidade acadêmica”, afirma Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades Brasil. Segundo ele, este concurso estimula o engajamento dos professores com o objetivo da formação de uma sociedade mais justa e melhor para todos.

Para Maria Luiza Pinto, diretora executiva da área de Desenvolvimento Sustentável do Santander, “a sustentabilidade não pode ser uma disciplina isolada ou optativa. Para promover uma mudança de patamar quanto à consciência dos estudantes e torná-los líderes de negócios sustentáveis, este tema precisa permear todas as disciplinas dos currículos universitários. Aprendemos isso com anos de trabalho no Santander. Com a iniciativa, queremos estimular e reconhecer os professores que tornam essa realidade possível dentro de suas disciplinas”.

“Apoiar a iniciativa do Banco de estimular a inserção de métodos de ensino de sustentabilidade transversalmente aos cursos de Economia e Administração é de suma relevância para evidenciar a importância da colaboração e da parceria entre ensino e setor privado, demonstrando que a educação cidadã é um assunto que pertence e interessa a todos”, afirma Ricardo Fasti, diretor geral da Universia Brasil.

Durante o processo de avaliação, o Santander promoverá discussões online (videochats), exclusivas para os participantes do concurso, junto a especialistas do tema. Fritjof Capra, Ph.D., físico, autor de cinco best-sellers internacionais, teórico renomado de sistemas e de sustentabilidade será convidado especial de uma das discussões online.   Em outubro, os finalistas selecionados pela comissão organizadora e banca julgadora serão convocados a apresentar seus casos em um evento aberto ao público e transmitido a todo país. Os professores autores dos três projetos com os melhores resultados ganharão uma bolsa de estudos na Babson College, em Boston, para um curso de uma semana sobre Empreendedorismo. Ao longo da iniciativa a sociedade poderá conhecer as propostas e os casos práticos implementados via website do concurso. O regulamento e informações mais detalhadas estão disponíveis neste link.