Projeto Vizinhança oferece natação e capacitação para comunidades

Trabalho integrado entre cursos promove melhoria na qualidade de vida dos moradores do bairro Cidade Universitária

07/03/2012 14h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Piscina do curso de Educação Física é um dos poucos locais públicos disponíveis para a prática da natação em Maceió

Jhonathan Pino - jornalista

Na tarde da segunda-feira, 5 de março, dezenas de crianças de bairros circunvizinhos ao Campus Maceió estiveram nas dependências do curso de Educação Física para o início das aulas de natação, ofertadas pelo Projeto Vizinhança. Em atuação desde 1999, essa é uma iniciativa do Núcleo Temático da Assistência Social (Nutas) e trabalha no estímulo ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades do Denisson Menezes, Gama Lins, Santa Helena, Lucila Toledo, Vilage 2, Casca-Dura e Parque das Árvores, todas pertencentes ao bairro Cidade Universitária.

Todo início de ano, o médico do Departamento de Educação Física faz avaliação física e dermatológica para verificar a aptidão dos alunos à prática da natação. Nessa modalidade, cerca de 150 estudantes de 8 a 17 anos têm a oportunidade de praticar um esporte pouco acessível na capital alagoana.

No projeto, eles são orientados por 17 monitores dos cursos de Educação Física e Serviço Social, nas tardes das segundas e quintas-feiras. “O aluno passa por todas as fases de aprendizagem da natação: adaptação e nados crawl, costas, peito e borboleta”, diz a professora Maria Aparecida Mendes, coordenadora do projeto na Educação Física. Fora a Ufal, apenas o Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) oferece espaço para a prática da modalidade para estudantes do ensino público.

Conforme Maria Aparecida, com a falta de transporte para a comunidade nos últimos meses, houve evasão de alunos, mas o grande número de interessados no início deste ano demonstra a necessidade de continuidade. “Já solicitamos um ônibus a Pró-Reitoria de Extensão [Proex] para o transporte das crianças durante todo o ano de atividades”, completa.

Para os monitores, a experiência é enriquecedora e atende aos preceitos do curso de Educação Física, que é orientado para o ensino da rede pública. “Também é um momento de aprendizado para a gente, já que as crianças assistidas são alunas de escolas públicas e formam o público dos nossos futuros locais de trabalho”, relata David Cavalcanti, monitor do projeto pelo segundo ano consecutivo.

Cursos e práticas artísticas

Além da natação, são ofertados às comunidades cursos de inclusão digital para 40 jovens, preparação para o supletivo na Escola Denisson Menezes, aulas de flauta doce, capoeira e hip hop. O projeto ainda serve como campo de estágio curricular para estudantes de Serviço Social, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Quando o Vizinhança teve início, em 1999, o Nutas atuava apenas no Denisson Menezes, mas hoje os trabalhos abrangem todos os conjuntos do bairro Cidade Universitária, atendendo a mais de 28 mil famílias, com o apoio das pró-reitorias de Extensão e Estudantil e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

As atividades são avaliadas a partir da análise de dados econômicos, políticos e ideológicos das comunidades atendidas. "Verificamos se houve melhoria na renda das famílias, avanço dos jovens na mobilização, participação e organização, e se as ações fortaleceram o coletivo, rompendo com o individualismo, traço bastante forte na comunidade”, completa a assistente social Maria Lúcia Santos, também coordenadora do projeto.