Pinacoteca abre exposições 2012 com mostra de Martha Araújo

Artista apresenta “Eu não sou eu e nem você” a partir desta quinta-feira

12/03/2012 12h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Mauricélia Ramos - jornalista

A Pinacoteca Universitária abre sua pauta de exposições deste ano com a mostra "Eu não sou eu e nem você", da artista plástica alagoana Martha Araújo, dia 15 de março, às 20 horas. O período de visitação estende-se até 28 de abril, de 8h30 às 12h e de 14h às 18h.

De acordo com o curador da exposição, Márcio Rolo, recusando o princípio de identidade da acepção cartesiana de um sujeito fechado em si mesmo e independente do mundo, os trabalhos da mostra Eu não sou eu e nem você remontam à história da arte para nela recolher a tensão que perpassa a montagem dessa ficção que subjaz à arte do retrato, o “Eu” singular. “Habituados a pensar com desenvoltura num “Eu” dado a priori, mal nos damos conta dos processos que têm por função estabilizar essa forma de ficção nascida no interior da cultura humanística burguesa. Daí, a recusa de Martha Araújo, expressa na afirmação que dá nome à exposição, em conceder ao “Eu” qualquer forma de autonomia, qualquer supremacia”, destaca.

É nessa tradição crítica com relação ao principio da identidade do “Eu”, que a artista se debruça e, segundo Márcio Rolo, ela parte da fotografia para incorrer nessa pesquisa, mas não se detém aos elementos da estética fotográfica. “Os elementos da estética fotográfica clássica – a luz, a cor, a perspectiva, o fotograma – não lhe interessam, ou melhor, só lhe interessam como elementos que ela manipula para a montagem desse cenário a quem damos o nome de “Eu” e cuja natureza ficcional fica ainda mais ressaltada com os procedimentos escultóricos que ela agrega à imagem – recortes, colagens, bordados”, explica o curador.

História e seleção

Há dez anos, Martha Araújo mostrou seu trabalho na Pinacoteca Universitária com a exposição "Entrópicos", a qual foi a última de uma só artista no Estado até os dias de hoje. O trabalho mostrado nessa nova mostra foi escolhida pela comissão de pauta 2012 composta por: Alejandra Muñoz (professora - UFBA), Delson Uchôa (artista plástico), Karla Melanias fotógrafa), Marta Emília (artista plástica),  Ricardo Maia (professor), Socorro Lamenha (professora - Secult-Cesmac), Ricardo Maia (professor), Geísa Brayner (diretora da Pinacoteca) e Maria Christina Cavalcanti (vice-diretora da  Pinacoteca). Contamos, como sempre, com o apoio para divulgação de mais essa iniciativa cultural em prol da arte contemporânea alagoana.