Núcleo de Saúde Pública participa de ação em defesa do SUS

Neste sábado, 31, várias atividades serão realizadas no mirante da Chã de Bebedouro

29/03/2012 09h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Atividades serão realizadas no Mirante de Bebedouro. Foto: Valter Merêncio

Lenilda Luna - jornalista

Neste sábado, 31, das 8h30 às 16h, a comunidade de Bebedouro vai contar com várias atividades de saúde pública na Praça Rui Palmeira, onde fica o mirante da Chã do Bebedouro. A ação Movimento Popular em Saúde e Rede de Educação Cidadã, promovida pelo Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Ufal, é uma forma de chamar a atenção da população para o debate sobre a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, de acordo com a lei 12.550, sancionada no fim do ano passado.

A legislação autoriza o governo federal a constituir empresa com a finalidade de prestar serviços de assistência médico-hospitalar e ambulatorial nos hospitais universitários. Segundo os representantes dos movimentos em defesa do SUS, isso pode significar privatização de parte da assistência oferecida aos pacientes, inclusive no Hospital Universitário. "Se a empresa passar a administrar o HU, será uma outra modalidade de funcionamento, com pagamentos de serviços que hoje são oferecidos gratuitamente pelo SUS", pondera Maria Inês Moreira, integrante do Movimento Popular em Saúde.

A programação inclui atividades como: vivencia em Lian Gong, apresentação cultural, roda de conversa sobre o avanço da privatização do SUS em Alagoas e do Hospital Universitário, práticas integrativas com reiki, massagem e orientação sobre uso das plantas medicinais, além de serviços como medição de pressão e teste de hanseníase. "Pretendemos realizar atividades como essa, uma vez por mês, em bairros diferentes, para que a população seja convidada a participar deste debate", informa Inês.