MEC libera até 150 mil reais por programa de Extensão Universitária

Os projetos e programas devem ser aprovados pela Pró-reitoria de Extensão até o dia 14 de abril

08/03/2012 10h47 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

O MEC vai liberar até 150 mil reais por programa de extensão das Instituições de Ensino Superior. A seleção de projetos será feita de acordo com os critérios estabelecidos no edital Proext 2013, que já foi publicado. As inscrições e a aprovação da pró-reitoria de Extensão de cada universidade deve acontecer até o dia 14 de abril. O resultado definitivo será divulgado no dia 12 de junho. A liberação dos recursos acontece no início de 2013, com prazo de até 12 meses para execução, tendo como limite 31 de dezembro.

O Programa de Extensão Universitária enfatiza a inclusão social, financiando projetos que fortaleçam a atuação das universidades nas comunidades locais. Além de levar serviços importantes à sociedade, a extensão contribui para o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior.

Segundo o edital, a extensão também é uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade de educação brasileira por meio do contato direto dos estudantes com realidades concretas e da troca de saberes acadêmicos e populares. Os programas de extensão devem ter um caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino.

São dezesseis linhas temáticas e cada universidade pode encaminhar dois programas ou projetos em cada uma delas: educação, cultura e arte, pesca e aquicultura, promoção da saúde, desenvolvimento urbano, desenvolvimento rural, redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza, geração de trabalho e renda por meio de empreendimentos econômicos solidários, preservação do patrimônio cultural, direitos humanos, promoção da igualdade racial, mulheres e relações de gênero, esporte e lazer, integração nacional, comunicação, justiça e direito dos indivíduos privados de liberdade.

Os programas e projetos apresentados devem ter impacto social, pela ação de superação dos problemas sociais, contribuição à inclusão de grupos sociais, ao desenvolvimento de meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimento e à ampliação de oportunidades educacionais, facilitando o acesso ao processo de formação e de qualificação; relação multilateral com os outros setores da sociedade, pela interação do conhecimento e experiência acumulados na academia com o saber popular e pela articulação com organizações de outros setores da sociedade, com vistas ao desenvolvimento de sistemas de parcerias interinstitucionais; e contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento regional e nacional.

Leia a integra do edital e as recomendações para as inscrições em anexo: