Linguagem Musical é tema do Circuito Ufal de Arte e Cultura

Nesta edição, participam a Escola Estadual José da Silveira Camerino e a ONG Sua Majestade: O Circo, do Sítio São Jorge

29/03/2012 09h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
alunos do  colégio Agnes na Pinacoteca

alunos do colégio Agnes na Pinacoteca

Com o objetivo de consolidar a produção e o consumo de bens culturais em Alagoas, o Circuito Ufal de Arte e Cultura continua com sua programação durante os meses de abril e maio. Na próxima semana, as apresentações do circuito serão na área musical com a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade.

O Circuito Ufal de Arte e Cultura é um projeto gratuito e consiste numa visita à Pinacoteca Universitária e ao Museu Théo Brandão, assim como em uma apresentação artística, seguida de bate-papo. Dessa vez, serão recebidas a Escola Estadual José da Silveira Camerino, do bairro Farol, no dia 3 de abril e a ONG Sua Majestade: O Circo, do Sítio São Jorge, na quarta-feira, 4 de abril.

As performances apresentam canções de artistas consagrados no cenário da Música Popular Brasileira, com o objetivo de resgatar a relevância histórica das produções musicais para formação cultural do público. Ritmos como o Samba e o Chorinho serão a base das apresentações que acontecerão no auditório do Espaço Cultural Guedes de Miranda, no centro de Maceió.

Durante as visitas, os participantes terão a oportunidade de interagir com os artistas e expressar suas opiniões e críticas, além de levantar questões durante os bate-papos sobre o universo artístico-cultural explorado no Circuito. “É bastante interessante para nós, alunos, termos a chance de conhecer todas as formas de arte, principalmente a Arte Contemporânea, que estamos vendo pela primeira vez. Gostei muito da visita ao Museu e à Pinacoteca e da apresentação artística. Espero voltar outras vezes!”, diz Aleksander, aluno da Escola de Educação Básica Agnes, uma das instituições de ensino participantes do projeto.

Para a coordenadora da escola, Carla Sandes, iniciativas como essa são muito importantes para a formação cultural dos jovens estudantes, bem como para chamar a atenção da sociedade para a existência de bens artísticos e culturais, fazendo com que haja um maior estímulo para o consumo de arte, sobretudo entre os adolescentes. “Gostaria de agradecer à Ufal por essa iniciativa, pois a partir dela podemos levar aos alunos conteúdos que vão além daquilo que visto em sala de aula. Com isso, mostramos a importância da cultura local na formação desses alunos.”, afirma.

O projeto é fruto do edital Proext 2010, do MEC/SESU, e abrange os cursos de graduação em Dança, Teatro e Música, Pinacoteca Universitária, Museu Théo Brandão, o Espaço Cultural e a Escola Técnica de Artes.