IR: alunos e professores tiram dúvidas sobre exigências do leão

Equipe fará atendimento à comunidade e vai explicar os procedimentos para elaboração da declaração de Imposto de Renda

26/03/2012 19h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Professor Paulo Sérgio promove treinamento com alunos de Ciências Contábeis

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Alunos e professores de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas vão esclarecer dúvidas da comunidade acerca da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O atendimento será no supermercado Extra, localizado no bairro de Mangabeiras, em Maceió, nos dias 30 e 31 de março e 2 de abril. Nesse período, a equipe estará à disposição dos contribuintes para orientá-los sobre o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Receita Federal.

A iniciativa visa a promoção do contato direto para atender a comunidade externa e a capacitação dos alunos, cuja experiência vai antecipar situações comuns da atividade profissional do contador. Para isso, os estudantes participaram de treinamentos ministrados pelo professor Paulo Sérgio Cavalcante, realizados semana passada. Eles acompanharam os fatos recorrentes no processo de declaração do IR, bem como a legislação destinada a essa área. “Ao final, elaboramos duas declarações com informações de dois indivíduos que estão no mercado e realizamos, em sala de aula, a capacitação de acordo com o programa da Receita Federal”, acrescentou o docente.

De acordo com Paulo Sérgio, a ideia surgiu a partir da falta de informação por parte dos contribuintes e da necessidade de fomentar o interesse dos alunos pela área. Segundo o professor, há três anos o curso de Contabilidade desenvolve esse projeto, reconhecido pelo atendimento à população e pela preparação dos estudantes, que podem transformar a atividade em auxílio financeiro. “A nossa ideia é lembrar ao aluno que todo ano há declaração de imposto a ser feita. Então, essa é uma oportunidade para eles aproveitarem a capacitação e encontrarem mais uma forma de obtenção de ganhos financeiros. Muitas vezes, o indivíduo não é contador registrado numa empresa, mas elabora a declaração de imposto de renda de um profissional liberal ou do próprio sócio da empresa” explicou.

Atendimentos

Na sexta-feira, 30, o atendimento será das 14h às 18h; no sábado, das 9h às 12h, e na segunda, 2, das 14h às 18h. Nos três dias, o grupo será acompanhado por professores e a expectativa é receber entre 30 e 40 pessoas por turno. Para isso, os alunos se prepararam para a prestação de serviço adequado aos contribuintes que ainda tenham dúvidas. “O programa que governo disponibiliza para o preenchimento da declaração do imposto de renda é relativamente fácil, mas os alunos têm o compromisso de unir a teoria, com a leitura e com conhecimento da legislação para passar as informações corretas à comunidade”, disse Paulo Sérgio.

Vinte pessoas, alunos do 5º e 7º períodos, participam do projeto. Segundo o professor, o local foi escolhido em decorrência de o estabelecimento ter manifestado interesse, mas ele não descarta a possibilidade de o grupo atuar em outros pontos de Maceió, já que a universidade é uma instituição pública.

Serviço:

Local: Supermercado Extra
Data: 30/03 (Sexta-feira) - 14h às 18h;
31/03 (Sábado): 9h às 12h;
02/04 (Segunda-feira): 14h às 18h.