Feirão de Livros da Edufal dá descontos de até 50%

Obras nacionais e internacionais aparecem a preços baixos em mais uma edição da feira promovida pela editora da Ufal

12/03/2012 16h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
O primeiro dia de feira já começou com grande demanda(Foto: Manoel Mota)

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) iniciou mais uma atividade de estímulo à leitura. Durante toda a semana, a comunidade acadêmica e o público em geral podem aproveitar as ofertas do 4º Feirão de Livros e do Festival dos Importados. A tenda está aberta até 16 de março, na Praça de Convivência do Campus A. C. Simões, das 8h às 20h.

Mais de três mil títulos nacionais estão à venda nos cinco dias do evento. Neste ano, a editora também promove o Festival de Livros Importados, uma novidade que permite ampliar as referências bibliográficas dos acadêmicos, por meio do acesso à cultura de países da América Latina. Cerca de 1.200 títulos internacionais compõem a feira, devido à negociação realizada entre a editora alagoana e a Associação de Editoras das Universidades da América Latina e do Caribe (Eulac). Essa parceria estabeleceu que a cada livro vendido ou exposto na Bienal do Livro de Alagoas, a contrapartida seria a doação de um exemplar para a Biblioteca Central da universidade. Agora, o excedente está à venda na feira.

Os produtos da Edufal estão com 50% de desconto, já os demais, inclusive os importados, com 30%.  O livro Orientações Metodológicas, organizado por quatro professores da Ufal, custa apenas R$ 10 e está entre os mais procurados. Ele apresenta instruções para a produção de trabalhos acadêmicos, com base nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo Sheila Maluf, diretora da Edufal, a iniciativa de redução de preços combate uma problemática crescente. “A política da Edufal é o estímulo à leitura. A cada ano temos mais adesão da comunidade universitária, inclusive de outras instituições de ensino.  Assim, atingimos vários alvos e combatemos a mentalidade da 'xerox', que é um tipo de pirataria”, destacou.

Para a mestranda em Linguística, Juliana Lima, comprar os livros na feira é mais vantajoso que tirar cópias do material. “Essa é uma oportunidade para comprarmos os títulos que, normalmente, tiramos cópias. Vou comprar três, porque a 'xerox' sai mais cara”, disse a aluna que teve maior interesse pelas obras Discurso, consenso e conflito, de autoria de Katia Maria de Melo, e Discurso, Velhice e Classes Sociais, de Helson Flávio da Silva.

Essa oportunidade fez com que, apesar da manhã chuvosa, alunos de diferentes cursos aproveitassem o primeiro dia da feira. Estudantes, como Jefferson Carnaúba, de Engenharia Civil, interessaram-se por livros com temáticas diferentes das que são abordadas em suas graduações e garantem que essa é uma boa chance para ampliar os conhecimentos. “Me interessei pelo livro Joaquim Nabuco – Diários [obra direcionada à história de um dos homens mais importantes na luta contra a escravidão, no século XIX], de Evaldo Cabral de Mello. Então, destaco que, além de possibilitar maior acesso aos livros - por meio de descontos -, o estande apresenta uma variedade bibliográfica para pessoas que gostam de uma boa leitura”, destacou.

A feira também tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos por profissionais da universidade. Nesta terça-feira (13), segundo dia do evento, haverá o lançamento do livro Teorias da Comunicação: um panorama crítico e comparativo, fruto da tese de doutorado do professor José Aloisio Nunes de Lima, às 15h. Outro destaque é a parceria com a Editora Cortez, com títulos para alunos das áreas de Educação e de Serviço Social, e com a Imprensa Oficial de Alagoas.