Convênio pretende oferecer estágio a alunos em arquivos públicos do Estado

Professores de História apresentaram proposta de estágio regulamentado para estudantes da graduação e pós

29/03/2012 09h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Reunião no Gabinete da Vice-reitoria, no Campus Maceió

Mauricélia Ramos - jornalista

Representantes do curso de História reuniram-se com instituições de guarda documental de Alagoas, com a vice-reitora Rachel Rocha e o vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Correia de Araújo , a fim de formalizar convênio para estágio curricular de alunos da graduação e da pós-graduação. Na oportunidade, foram explanadas as necessidades de cada participante e ficou definida a elaboração de um Termo de Cooperação entre eles.

A vice-reitora abriu a reunião destacando o desejo de a Universidade ter seus alunos estagiando nos arquivos públicos do Estado, mas que a ação deve ser regulamentada e, por isso, a necessidade de estabelecer parcerias. “Espero que cada um possa nos mostrar a situação de seus acervos, para definirmos como professores e alunos podem ajudar e, em contrapartida, terem acesso a esses ricos espaços de estudo e pesquisa”.

A proposta do encontro partiu dos professores da graduação em História Irinéia Franco e Antônio Filipe Pereira, também coordenadores do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHIS). Eles apresentaram a proposta de convênio de estágio curricular e as necessidades dos pesquisadores da área. “Os cursos de História se repaginaram e incentivam alunos a frequentar arquivos para pesquisas e essa demanda vai aumentar, pois temos o mestrado já aprovado. Necessitamos de acesso a esses centros tão importantes para nós da área”, explicou aos presentes o professor Antônio Filipe.

O vice-reitor da Uneal propôs o Termo de Cooperação entre as instituições por necessitar também do acesso de seus alunos aos arquivos. “Temos dois cursos de História e as mesmas necessidades da Ufal. Precisamos estabelecer nossas necessidades e potencialidades para nos ajudarmos mutuamente”, destacou

Situação dos arquivos

Estiveram presentes representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), do Arquivo Público de Alagoas (APA), do Arquivo Eclesiástico, do Arquivo do Poder Judiciário de Alagoas e do Arquivo Central da Ufal. Todos demonstraram interesse em receber estagiários da Ufal e Uneal, mas também relataram a situação de seus acervos. O IHGAL, representado por Carlos Valente, também sinalizou positivamente à proposta e disse necessitar de recuperação da hemeroteca. “Temos jornais se deteriorando e necessitamos de sua conservação urgentemente, feita por profissionais especializados para não perdermos a memória do nosso Estado”, disse Valente

Marcos Vasconcelos Filho, diretor do APA, ressaltou que o arquivo está aberto a todo cidadão e todo pesquisador que dele necessite. “Temos muito interesse em colaborar. O APA conta com rico acervo, com três bibliotecas, uma hemeroteca e cerca de trinta mil fotografias. A história de Alagoas está lá”, destacou.

O padre Manoel, que coordena o Arquivo Eclesiástico da Igreja Católica, disse que ao contrário do que se pensa, a Igreja não quer esconder sua história, por isso tem interesse no convênio. “Estamos em fase de catalogação e organização de nosso acervo para trazer a história da Igreja para a sociedade e professores e alunos são muito bem-vindos nesse processo”.

O coordenador do Arquivo Judiciário, Geraldo da Silva Filho, e as técnicas do Arquivo Central da Ufal, Linete de Oliveira e Madje Ferreira, descreveram situação semelhante nas instituições: as duas passam por organização e não estão recebendo pesquisadores no momento. “Estamos em reforma estrutural no momento, por isso, por enquanto, estamos impossibilitados de colaborar, mas temos rico acervo de processos históricos, como por exemplo alguns contra Lampião”, destacou Geraldo. “O Arquivo da Ufal passa por reorganização e a visita fica prejudicada”, explicaram as técnicas em arquivo.

Ao fim do encontro, ficou definido o estabelecimento de um Termo de Cooperação, que será assinado em outro momento por todas as instituições participantes. Em abril, haverá reunião para assinatura do Termo e do convênio de estágio.