Comitê de Educação em Direitos Humanos será instalado em abril

Oficina marca o início da formação de lideranças voltadas a essa área em Alagoas

26/03/2012 18h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Oficina realizada no auditório Reitor Nabuco Lopes

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

A primeira oficina de gestão em direitos humanos, realizada na Universidade Federal de Alagoas, deu início à preparação para a audiência pública que acontecerá no próximo 13 de abril. Nesse dia, será definida a instalação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos em Alagoas (CEEDHAL), composto por representantes de entidades pública e privada, que vêm sendo capacitados desde 2009.

O comitê terá a missão de por em prática o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e seus participantes têm o compromisso de incentivar o engajamento da população para cobrar dos gestores a implantação de políticas públicas. “O comitê funcionará como um mobilizador no permanente processo de sensibilização e formação de consciência crítica nos assuntos de interesse do bem público”, salientou o gerente de projeto da Assessoria de Direitos Humanos da Ufal, Arlan Montelares.

Para a promotora de Justiça, Marluce Falcão, que participou da oficina, a educação básica é fundamental para alicerçar a cultura e a prática na formação em Direitos Humanos. “A formação na escola é um passo fundamental neste processo. Por meio da inclusão dessa temática no currículo escolar, as crianças, desde cedo, irão compreender o valor e a dignidade da pessoa humana”, disse.

Os alunos e professores da Ufal também estão engajados nesse processo. A partir de cursos de especialização, eles estão desenvolvendo trabalhos de extensão voltados à promoção dos direitos humanos em temas diversos.

Antes da realização da audiência pública, haverá mais uma oficina. O local e o horário ainda serão divulgados pela Assessoria de Direitos Humanos da Ufal.

O que é o plano nacional

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, elaborado em 2003, tem como elemento base a educação. Foi criado para reforçar o compromisso do Estado e da sociedade civil organizada com a efetivação dos direitos humanos. Isso vem acontecendo desde 2004, com a promoção de encontros, seminários e fóruns nas 26 unidades federativas do país, com o intuito de apresentar e aperfeiçoar o projeto nacional.