Cine Ciência mostra filme “O Povo Brasileiro”, sobre livro de Darcy Ribeiro

Vídeo será exibido nesta terça-feira, 20, na Praça da Paz (ao lado do RU)

19/03/2012 11h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34

Diana Monteiro- jornalista

O Campus Maceió ganhou mais um espaço de debates nos fins de tarde das terças-feiras com a realização do projeto Cine Ciência, que estreou semana passada com o filme A máquina do tempo, produzido pela BBC de Londres. O projeto tem a coordenação do professor Vítor Lima, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e é atividade acadêmica da Pró-reitoria Estudantil (Proest). O objetivo é promover acesso à comunidade da Universidade Federal de Alagoas a uma série de informações, conceitos e teorias atualmente disponíveis na forma de documentários e vídeos científicos, e tem como principal foco os alunos de graduação.

De acordo com a programação, nesta terça-feira, dia 20, das 17h45 às 18h40, será exibido em um telão na Praça da Paz, (ao lado do Restaurante Universitário) o filme O povo brasileiro, baseado no livro do mesmo nome, de Darcy Ribeiro, cuja obra é bastante utilizada para o estudo nas áreas de Ciências Sociais e História. “O vídeo é composto pelos episódios Matriz Tupi e Matriz Lusa, com duração de 25 minutos cada um, e enfoca a contribuição dos povos nativos da América do Sul e dos portugueses para a formação do povo brasileiro”, informa o professor Vítor Lima.

Ele complementa que a cada exibição está programado um bate-papo sobre a temática com um facilitador convidado pela equipe do projeto com a finalidade de reforçar as ações programadas. “Além de incentivar o pensamento e o debate científico na comunidade interna a iniciativa acadêmica da Proest visa ainda, aumentar o interesse dos estudantes pela ciência. A atividade conta como horas flexíveis para os alunos da graduação, onde dez frequências valem um certificado de 15 horas para o curso”, enfatiza Vitor Lima.

Sobre a programação do projeto Cine Ciência para 2012 o professor informa que serão exibidos este ano 34 vídeos com padrão acadêmico, abordando áreas científicas a exemplo, de Física, Sociologia, Citologia, Geologia, Antropologia, Química, Biologia e Ecologia, todos produções recentes e de seu acervo pessoal. Destacando o padrão acadêmico do material, ele diz que os filmes apresentam excelente consultoria científica e depoimentos de estudiosos internacionalmente reconhecidos na sua área de atuação.

Além do coordenador Vítor Lima, integram também a equipe do projeto Cine Ciência a coordenadora de Política Estudantil, Ruth Vasconcelos; a professora Célia Rozendo, do curso de Enfermagem; o graduado Cadú Ávila e três alunos bolsistas dos cursos de Química, Filosofia e Letras.