Centros de Inclusão Digital possibilitam a alunos carentes acesso à informática

Centros oferecem cursos de Informática Básica, Linux e Manutenção Básica de Computadores

16/03/2012 12h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Aula no Centro de Inclusão Digital do Campus Maceió

Diana Monteiro – jornalista

O Centro de Inclusão Digital do Campus Maceió iniciou esta semana mais duas turmas para o curso de Informática Básica, com duração de duas semanas. As ações  têm como foco maior alunos da graduação que apresentam vulnerabilidade socio-econômica, entendendo que a inclusão digital é um instrumento de cidadania, porque permite ao indivíduo comunicar-se, melhorar sua formação e ter acesso à informação.

No Campus Maceió, o projeto, coordenado pela professora Fátima Albuquerque, responsável pela área das ações acadêmicas da Pró-reitoria Estudantil,  funciona desde 2009 e ampliou-se para o interior em 2010 para atender também a uma demanda das escolas públicas locais. Dispõem desses centros a sede Arapiraca e as unidades de Palmeira dos Índios, Viçosa e Penedo.

O pró-reitor Estudantil, Pedro Nélson Ribeiro, informa que até o mês de maio será inaugurado o Centro de Inclusão Digital de Delmiro Gouveia, sede do Campus do Sertão. “A nossa política estudantil tem ampliado o seu raio de ação também nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Temos investido em propostas que estimulam a permanência do aluno durante o período do curso de graduação, com projetos de impactos positivos para a sua formação e desempenho acadêmico”, diz .

No Campus Maceió, o centro oferta mensalmente cursos de Informática Básica, Linux e Manutenção Básica de Computadores, todos com duração de duas semanas. “As inscrições estão permanentemente abertas na Proest e para o mês de abril oferece 30 vagas para conhecimentos em Linux e Manutenção Básica de Computadores”, informou Iriedson Barbosa, que é da equipe do projeto e ex- aluno do centro.

O projeto funciona em parceria com o Instituto de Computação, que disponibiliza equipe de seis alunos bolsistas para ministrar os cursos e, atualmente, concentra as atividades do Centro, cuja sede passa por reforma. O curso de Informática Básica tem aulas às segundas-feiras, com duas turmas nos seguintes horários: das 17 às 19 horas (primeira turma); e das 19 às 21 horas (segunda turma). Mais informações na Proest.