Ufal apresenta propostas para ampliar parque esportivo

Projetos foram apresentados a representantes do Ministério do Esporte que estiveram em Maceió

10/02/2012 20h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Reunião da equipe da Ufal com os representantes do Ministério do Esporte

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas recebeu, na quinta-feira (9), uma comissão de representantes do Ministério do Esporte. A equipe reuniu-se com professores do curso de Educação Física, em Maceió, para discutir parcerias voltadas à implantação de seis projetos que visam ao melhor aproveitamento do espaço físico do parque esportivo e à criação de novas instalações.

Para o coordenador-geral de Engenharia da Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento, Denner Zacchi, as propostas apresentadas pela instituição podem oferecer um incentivo para conquistas olímpicas. “A parceira com a Ufal busca a melhor opção de infraestrutura na área de esporte de alto rendimento e de formação de atletas. Isso gera, inclusive, a possibilidade de obtenção de uma medalha olímpica para Alagoas”, disse.

O assessor especial do Ministério do Esporte, Victor Palmeira, revelou o intuito de iniciar o projeto em 2012 e de incluir a Ufal na rede nacional de treinamentos. “No ministério, há o objetivo de expandir para todo o Brasil as oportunidades que a Copa e as Olimpíadas trarão. Assim, é possível que tenha um conjunto de benefícios para todo o território nacional e, dentro dessa perspectiva, estamos trabalhando com a Ufal e com outras universidades do País”, ressaltou.

O que é o projeto

Além de incentivar o esporte universitário, seja com a prática da atividade física ou com o combate ao sedentarismo, a proposta é criar uma estrutura que permita a formação técnica de novos atletas e o desenvolvimento do esporte na instituição e na comunidade em geral. “Nosso intuito é ampliar e reformar a estrutura da prática desportiva na Ufal. Não beneficiaremos apenas a universidade, mas todo o Estado de Alagoas. Inclusive, vamos trabalhar com os colégios da periferia, das redes estadual e municipal”, destacou a professora Leonéa Santiago, coordenadora-geral dos projetos.

De acordo com a coordenadora, os projetos serão submetidos à Lei de Incentivo ao Esporte e à Rede Nacional de Esporte de Alto Rendimento. As propostas sugerem a criação de centros de treinamento de aptidão física, de ginástica e de futebol, de um novo ginásio, de um campo de futebol de areia e de uma arena poliesportiva. Entre as prioridades também estão as reformas do ginásio existente, da piscina, da pista de atletismo e do campo oficial de futebol.

As modificações pretendem estimular os esportistas, inclusive as pessoas com deficiência (PcD). No caso da piscina, a reforma permitirá o desenvolvimento de exercícios de hidroginástica, de reabilitação aquática e de treinamentos paraolímpicos. “É importante adaptar nossas estruturas, para que possamos desenvolver, da melhor forma possível, as atividades com os paratletas”, acrescentou Leonéa.

A professora disse que o projeto é multidisciplinar e também envolve outras áreas como Nutrição, Psicologia e Odontologia. "Ao propiciar um laboratório de ensino, essencial para a implantação de um trabalho desse porte, a universidade torna maior o impacto desses projetos e permite que o trabalho de base chegue ao alto rendimento dos atletas", justificou.

Centro de excelência

O professor responsável pelo projeto de criação de um centro de excelência de futebol feminino no Campus A.C. Simões, Eriberto Lessa, destacou a oportunidade que surgirá para crianças de diferentes comunidades alagoanas. “Temos uma boa estrutura pedagógica. Então, a possibilidade de complementar nossa infraestrutura vai nos permitir aumentar as perspectivas educacionais para os universitários e para as crianças,pois ofertaremos escolinhas de futebol para meninos e meninas da rede pública”, afirmou.

Diante do panorama positivo, os representantes do Ministério do Esporte aproveitaram a vinda a Maceió para conhecer todas as instalações desportivas da universidade. O pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, participou da reunião e acompanhou o grupo durante a visita ao Campus A.C. Simões.

Para ele, essa análise do programa apresentado pela instituição tem grandes chances de trazer transformações efetivas para Alagoas. “A p

ró-reitoria buscou, junto ao ministério, projetos que permitam a ampliação e a recuperação do parque esportivo da Ufal. Além do nosso empenho, há um forte compromisso do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que mandou sua equipe para a análise técnica”, destacou Pedro Nelson.

Proposta para o interior

A parceria também inclui o desenvolvimento e a consolidação do esporte no interior alagoano. O projeto enviado pelo curso de Educação Física prevê a expansão de suas propostas para o interior do Estado, por isso o professor Arnaldo Tenório, do Campus Arapiraca, também participou da reunião. “Hoje, a unidade da qual faço parte está com um espaço físico em fase de conclusão no que diz respeito à estruturação e tem a possibilidade de novos investimentos. Então, vejo a iniciativa como um importante incentivo para o esporte não só em Arapiraca, mas em outras regiões de Alagoas”, relatou Tenório.