Programas de monitoria e Ciências sem Fronteiras divulgam editais

Programa do MEC convoca selecionados e monitoria abre inscrições

15/02/2012 11h45 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Estudantes de graduação devem ficar atentos aos editais que oferecem oportunidades

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) convoca os inscritos no Programa Ciência sem Fronteiras, Graduação Sanduíche, para homologar as candidaturas entregando a documentação exigida no edital, até 17 de fevereiro. O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. As seleções foram feitas para estudos na Alemanha, Estados Unidos, França, Itália ou Reino Unido.

Ciência sem Froteiras é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.  O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio. Mais informações no site e o edital convocando para a entrega de documentos está em anexo.

Programa de monitorias

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) convoca as unidades acadêmicas para encaminharem, entre os dias  5 e 9 de março, o Plano de Monitoria para 2012, considerando os dois períodos letivos, com duração de 5 de março a 30 de dezembro. Qualquer aluno poderá inscrever-se para concorrer a vagas de monitoria, conforme a oferta definida e divulgada pela unidade acadêmica.

Desde 2008, as vagas de monitoria obedecem a critérios definidos no Conselho Universitário (Consuni), incluindo professor-coordenador e os orientadores, além de roteiros de atividades a serem desenvolvidos pelos monitores nas disciplinas, setores, ou áreas do conhecimento dos cursos de graduação. Conforme a Resolução nº 55/2008 do Consuni, a aprovação dos planos cabe à Coordenação de Monitoria e sua homologação se dará nos conselhos das unidades acadêmicas, antes de seu encaminhamento para registro na Prograd.

O Programa de Monitoria é uma ação institucional direcionada à formação acadêmica do aluno, com o objeitvo de despertar nesse segmento o interesse pela docência, estimulando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao seu exercício, e ainda auxiliar o professor em suas atividades acadêmicas de ensino, associadas com a pesquisa e a extensão.

Mais detalhes no Edital.