Novos alunos movimentam o campus em Maceió

Feras estão conhecendo a universidade e se entrosando com novos colegas

13/02/2012 11h55 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Estudantes novatos aproveitam a primeira semana para conhecer o curso e fazer novos amigos

Lenilda Luna - jornalista

Cícero Melo Ferreira é fera de Pedagogia, mas não sentiu dificuldade alguma em se localizar no Campus Maceió. “Na verdade, entro aqui todos os dias como cobrador de ônibus. Conheço todos os prédios e sempre observei a vida nesta universidade. Agora, estou muito feliz por entrar aqui como aluno”, comemorou.

Cícero vai estudar pela manhã e continuar trabalhando como rodoviário durante a tarde. Além de conhecer bem o campus, ele tem outro motivo para se sentir em casa. “Minha esposa começou a cursar Educação Física no ano passado. Agora seremos colegas de universidade e vamos estudar no mesmo horário”, disse o "fera", muito contente, ao lado da esposa Girlene Germano.

No primeiro dia de aula, a palavra-chave foi “entrosamento”. Os estudantes novatos foram recepcionados pelos professores e alunos veteranos e receberam orientações sobre o funcionamento dos cursos. Foi ainda uma oportunidade de reencontrar colegas de colégio que  foram aprovados e de saber sobre atividades acadêmicas e extracurriculares que dinamizam os cursos. “Hoje nem teve aula, mas aprendi muita coisa e conheci muitos novos amigos”, disse Antônio Correia, de Engenharia de Agrimensura.

Marcela Sampaio, que está iniciando o curso de Farmácia, estava muito feliz. “Estou me situando ainda, mas sei que não terei muita dificuldade em me relacionar com os novos colegas". Mais enturmada ainda estava Louise Janauys, fera de Psicologia, que saiu da aula acompanhada por uma turma de amigos. “Já estou me sentindo familiarizada”, disse a universitária.

Cartão de entrada

Na primeira manhã de aula, a fila de carros nos portões do campus atrasou um pouco a entrada. Os novos estudantes que vêm para a universidade em veículos próprios só podem ter acesso informando os dados no portão, para pegar um cartão de visitante. “Os usuários já cadastrados podem acessar pela terceira via, assim vão se atrasar menos”, alertou Sandeison Fernandes, estagiário da Servipa, empresa responsável pela segurança dos campi.

Nesta primeira semana de aula, os novos estudantes podem providenciar o cartão de acesso para o carros. “É muito simples, basta trazer o comprovante de matrícula, a carteira de identidade e documento do carro e se cadastrar aqui na portaria”, informou Sandeison.

Muitas atividades para os feras

Esta semana, cada curso organizou recepção para os feras. Em Psicologia, será realizado o Trote Solidário, organizado pelo Centro Acadêmico de Psicologia, PET-Psicologia e coordenação do curso. “O trote acontecerá em parceria com o Arboreto da Universidade, que doará as mudas para que os feras plantem nos arredores do ICHCA ou próximo ao novo bloco de Psicologia, que está em construção”, informa Sara Matias, estudante de Psicologia. O evento começa às 9h30.

Os estudantes de Comunicação Social realizam a Semana de Comunicação, nesta segunda e terça-feira, no horário vespertino, com a participação de palestrantes convidados, tanto da academia, como profissionais alagoanos de Jornalismo e Relações Públicas. “Queremos que os feras já tenham uma ideia do curso e do mercado de trabalho”, ressaltou Iracyane Mota, da comissão organizadora.

Veja mais atividades aqui