Estudantes recebem novos RU e Residência Universitária esse ano

Proest também amplia o programa de assistência estudantil

13/02/2012 09h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Restaurante Universitário

Diana Monteiro - jornalista

Os novos e veteranos alunos da Universidade Federal de Alagoas iniciam o primeiro semestre letivo e vão poder constatar o investimento feito pela instituição para o dinamismo das ações na área estudantil. A novidade para o segmento em 2012 refere-se à ampliação dos programas de bolsas, Residência Universitária, Restaurante Universitário e implantação de núcleos  de assistência estudantil  nos três campi – Maceió, Arapiraca e do Sertão.

De acordo com o pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson Ribeiro, em março será publicado o edital para a seleção de mais 200 bolsistas para o desenvolvimento de projetos de extensão e de pesquisa. “As bolsas integram os programas de Bolsa de Desenvolvimento Institucional (BDI) e Bolsa de Permanência e um dos critérios exigidos é que o tutor ou orientador tenha projetos institucionais nessas áreas”, frisou o pró-reitor, informando que essa ação começa a funcionar a partir de abril.

Atualmente, o programa BDI conta com 180 bolsistas, mas este ano será ampliado para 300 bolsas. A Bolsa de Permanência, destinada a estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, selecionará em 2012 mais 400 bolsistas (200 por semestre), beneficiando um total de 1.680 discentes da instituição. Os alunos ingressantes, atendendo os critérios para essa modalidade de bolsa,  devem solicitar à Pró-reitoria Estudantil (Proest) participação no programa.

A recepção aos alunos ocorre durante toda essa semana, numa promoção da representação local da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Diretório Central dos Estudantes (DCE), e conta com o apoio da Proest.

Residência e RU

A grande novidade no segundo semestre letivo é a conclusão e o funcionamento de cinco casas da Residência Universitária no Campus A.C. Simões, em Maceió, dotadas de estrutura para atender 230 residentes. Outra novidade anunciada pela Pró-reitoria Estudantil é a abertura do novo Restaurante Universitário, com capacidade de fornecer diariamente três mil refeições, que serão gratuitas para alunos com vulnerabilidade econômica.

A ampliação da equipe de psicólogos e assistentes sociais visando à implantação de Núcleos de Assistência Estudantil (NAE) nos campi do interior (Arapiraca e do Sertão) é mais uma importante ação da Proest em 2012. Os núcleos funcionarão nas unidades de Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia. “Além de ter como papel a avaliação psicopedagógica, os núcleos farão o acompanhamento dos alunos com vulnerabilidade econômica, analisando a condição social  e as necessidades enquanto integrantes da comunidade universitária”, destacou Pedro Nelson.

A Ufal também destinará este ano 20 bolsas para o Programa Federal Segundo Tempo, a ser implantado em parceria com o curso de Educação Física. O programa visa fomentar as atividades esportivas com os alunos da graduação. E para os interessados em desenvolver projetos na área das artes (dança, música, teatro, dentre outras), a Pró-reitoria Estudantil já está com edital aberto para as inscrições, ofertando quatro bolsas do programa “Vivência de Arte”, em pleno desenvolvimento desde 2011.