Ano letivo começa com boas perspectivas

Neste primeiro semestre, novos prédios para laboratório e salas de aula serão entregues

13/02/2012 10h20 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Campus A. C. Simões recebe veteranos e novos alunos

Simoneide Araújo e Mauricélia Ramos - jornalistas

Com o início das aulas na Universidade Federal de Alagoas o reitor Eurico Lôbo e a vice-reitora Rachel Rocha dão as boas-vindas aos alunos novatos e aos veteranos. Eurico Lôbo acredita que 2012 será um ano de concretização de muitas obras que estão em curso, o que refletirá em melhores condições de trabalho e de permanência nos três campi e suas unidades.

Segundo Eurico Lôbo, a Ufal está preparada para receber os alunos. “Neste primeiro semestre, vamos concluir várias obras de blocos de salas de aula e laboratórios. Temos boas perspectivas para entregarmos a primeira parte da residência universitária do campus A. C. Simões e iniciarmos a construção dos prédios do restaurante e da residência em Arapiraca e em Delmiro Gouveia. Teremos um ano de muito trabalho e de muitas realizações”, anunciou.

Mas 2012 também traz outras novidades. Desde janeiro, o reitor e a vice-reitora estão visitando as unidades de ensino da capital e do interior para apresentar a equipe de trabalho, ouvir diretores e coordenadores de curso sobre as principais demandas. “Com essa iniciativa estamos nos aproximando de todos os setores. Essas visitas serão mantidas em Maceió e no interior e vamos manter um diálogo aberto com as coordenações de cursos”, assegurou.

Mesmo com o início das aulas nesta segunda (13), o reitor também lembra que a universidade está concluindo o cronograma de matrícula dos novos alunos. Na próxima quarta-feira, 15, será a vez dos classificados e suplentes que estão na segunda chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A vice-reitora Rachel Rocha destaca que a administração está à disposição dos alunos, para tirar dúvidas e receber sugestões e solicitações. “Nossa gestão pauta-se na proximidade com toda a comunidade acadêmica e, em especial, com os estudantes. Estamos abertos a propostas, solicitações e sugestões, pois não queremos ser uma administração unicamente de gabinete, mas de campo, sempre buscando melhorar a qualidade da nossa instituição”, confirmou.

Para os estudantes do interior, Rachel Rocha ressalta o caráter integrador da universidade, preocupada sempre com as demandas dos que ficam mais distante. “Aos alunos dos dois campi - Arapiraca e Sertão - é necessário que saibam que a distância é apenas geográfica, pois estamos dispostos a assisti-los no que precisarem e, nesse contexto, estamos ampliando as ações de assistência estudantil, para que nenhum aluno deixe de estudar por falta de condições”, disse.

Rachel Rocha acrescenta que a administração está bem articulada e mantém diálogo constante com as pró-reitorias e coordenações de curso. “Com isso, buscamos solução para os problemas existentes”, destacou.