Reitoria vai às unidades de ensino

Proposta é visitar institutos e faculdades, ouvir dirigentes e buscar soluções para problemas que forem apresentados

23/01/2012 12h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Reunião no Instituto de Física, na última quinta, 19

Simoneide Araújo - jornalista

A gestão do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha quer descentralizar o atendimento aos dirigentes dos institutos e faculdades instalados nos três campi da Universidade Federal de Alagoas: A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. Para isso, a equipe abriu o calendário de visitas às unidades acadêmicas até 17 de fevereiro, para ouvir diretores, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação, para conhecer os problemas comuns e buscar soluções para os mesmos.

A agenda começou no Instituto de Física (IF), na última quinta (19). Os pró-reitores de Pós-Graduação, Simoni Meneghetti; de Extensão, Eduardo Lyra; de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa; e de Graduação, Amauri Barros; a  superintendente de infraestrutura, Nélia Calado; e o diretor do Núcleo de Tecnologia da informação, Rodrigo Paes, acompanharam o reitor e a vice na visita.

Eurico Lôbo explicou que sua gestão quer estreitar a relação com os gestores. "As portas estarão sempre abertas para receber os diretores das unidades, mas nossa proposta com as visitas é nos aproximar mais e ver de perto a realidade de cada uma delas. Estamos abertos ao diálogo, porque nosso objetivo é melhorar o funcionamento da universidade. Nossa gestão trabalha de forma integrada e é assim que conduziremos os próximos quatro à frente da Reitoria", anunciou.

O diretor do IF, Crisógono Rodrigues da Silva, agradeceu a iniciativa da gestão em visitar a unidade, apresentou a estrutura atual e fez uma breve explanação sobre o crescimento do curso de Física e da pós-graduação, que este ano faz 20 anos. Mas ele também apontou algumas dificuldades por causa da falta de espaço para aulas da graduação e solicitou ampliação da rede lógica.

A vice-reitora explicou que esse é um problema decorrente da expansão da universidade. “Aumentamos o número de cursos e de vagas e  estamos ampliando nossa estrutura física: são 51 obras em andamento nos campi da universidade”, completou Rachel Rocha, acompanhada pela equipe, que se  colocou à disposição para contribuir com a melhoria do espaço e atender às demandas apresentadas.

Próximas visitas

Na manhã desta segunda, 23, a equipe esteve em reunião com integrantes  do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Na terça-feira, 24, a equipe vai ao Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, e à Unidade de Santana, em Santana do Ipanema.

Próxima quinta, 26, será a vez do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). Dia 1º de fevereiro, o Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema). Também estão com agenda marcada a Escola de Enfermagem e Farmácia; o Centro de Educação; a Faculdade de Direto; o Instituto de Ciências Sociais; o Centro de Ciências Agrárias, em Rio Largo; a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; a Faculdade de Medicina; o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes; e Faculdade de Letras.

As demais unidades serão atendidas até dia 17 de fevereiro, à medida que surgirem as demandas.