Redes Sociais são utilizadas para difundir informações da universidade

Cursos, grupos de pesquisa e centros acadêmicos da Ufal mantêm perfis no Twitter e Facebook

06/01/2012 10h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Ufal nas redes sociais

Lenilda Luna – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas está no universo das mídias sociais para facilitar o contato com seus públicos, interno e externo. Além do twitter oficial, há páginas criadas em algumas unidades acadêmicas e órgãos de apoio para interagir com a comunidade acadêmica e com a sociedade e levar informações de forma mais ágil a todos. Professores e alunos também disponibilizam páginas pessoais para divulgar atividades da instituição.

Para a vice-reitora Rachel Rocha as mídias sociais funcionam como mais um meio de difusão da informação e de contato com alunos, professores, servidores e a comunidade externa. “Nossa preocupação é, além de estarmos nesses canais, preparar nossa estrutura para dar respostas às demandas que nos chegam por essas novas mídias. Não basta estarmos nesse universo, temos de dar retorno e melhorar nossos serviços continuamente", explicou.

No portal da Ufal, desde que o novo layout foi colocado no ar, em novembro de 2011, existe a opção de compartilhamento das informações nas redes sociais mais utilizadas pelos usuários alagoanos. “Os sites hoje devem ser mais dinâmicos e permitir maior interação. O sistema utilizado na Ufal, o Plone, permite a utilização dessas ferramentas e também um gerenciamento de conteúdo mais ágil por vários editores”, ressaltou Alexandre Marinho, analista do Núcleo de Tecnologia da Informação.

Ufal na rede

A Ufal tem um twitter para divulgar informações rápidas e avisar sobre novas postagens no portal da instituição. O perfil já tem mais de sete mil seguidores e é alimentado diariamente pela assessoria de comunicação.

A Copeve também está nessa mídia social e a utiliza para avisar sobre novos editais e outras dicas dos concursos e seleções realizados pela comissão. Com mais de dois mil seguidores, os posts são feitos pela assessoria da própria Copeve. Os tuítes do Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) trazem informações importantes para os bolsitas. Na área de saúde, as notícias da Ufal são divulgadas também por meio do perfil  do Hospital Universitário

Outro twitter bastante consultado é o da editora da universidade, a Edufal. O perfil deve ficar um pouco parado esses dias por conta das férias coletivas, mas retorna com muitas novidades e lançamentos no dia 20 de janeiro. Ainda nessa linha de divulgar a produção cultural apoiada pela Universidade, a Pinacoteca mantém uma conta com ótimas dicas sobre exposições, assim como o Museu Théo Brandão.

Entre as unidades acadêmicas que aderiram ao microblog para se comunicar mais rapidamente com os públicos interno e externo, temos a Faculdade de Medicina, o Instituto de Ciências Sociais, o Instituto de Computação, a Faculdade de Letras, os cursos de Biblioteconomia e de Direito, do Campus Maceió, licenciatura em Matemática e Computação do Campus Arapiraca, entre vários outros.

No Facebook, a rede social mais utilizada no mundo hoje, a Ufal aparece em muitos perfis coletivos e outros pessoais de professores, alunos e técnicos, que divulgam informações acadêmicas. O curso de Economia, o Núcleo de Pesquisas em Comunicação (Nepec), a Escola Técnica de Artes (Eta), o Centro Acadêmico de Geografia, a Copeve e o DCE são exemplos de perfis ligados à Ufal nesta rede.