Rede nacional de comunicadores participa do Fórum Social Temático em Porto Alegre

Projeto de extensão da Ufal integra a rede e participa da cobertura do Fórum

26/01/2012 15h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Jhonatan Pino é servidor da Ufal e coordena o projeto de extensão Juventude, Educação e Comunicação Alternativa (Jeca)

Jhonatan Pino é servidor da Ufal e coordena o projeto de extensão Juventude, Educação e Comunicação Alternativa (Jeca)

Depois de reunir 60 jovens de todo o Brasil no Distrito Federal em dezembro do ano passado, a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s (RNAJC) voltou a se reunir, esta semana, em Porto Alegre-RS, para participar das atividades do Fórum Social Temático. O projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, Juventude, Educação e Comunicação Alternativa (Jeca), integra a rede e participa da cobertura do Fórum, por meio do orientador do projeto, Jhonathan Pino, jornalista da Ascom da Ufal.

Doze jovens, entre eles os facilitadores regionais da rede, participaram de reuniões nos dias 22 e 23 de janeiro para definir o plano de trabalho, referente a 2012. O documento vai orientar os participantes em quais linhas de atuação é possível participar e contribuir com o grupo.

Os representantes da RNAJC estão fazendo a cobertura jovem do Fórum Social Temático, que este ano tem o tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental” e acontece até 29 de janeiro, na capital gaúcha.

Jhonathan Pino é um dos jornalistas responsáveis pela cobertura jornalística, a convite da Revista Viração e da Agência Jovem de Notícias, que contará com o apoio e a participação da equipe da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada (http://www.ciranda.net/fsm-dakar-2011?lang=pt_br) e do coletivo Soylocoporti (http://soylocoporti.org.br/). Todo o conteúdo produzido pelos integrantes da rede será disponibilizado no site da Agência Jovem de Notícias (http://www.agenciajovem.org) e a reprodução é livre.

Além da cobertura, os jovens também terão alguns momentos de integração da rede com outros movimentos e coletivos e também vão se reunir para definir como será a contribuição da RNAJC dentro do processo de mobilização para a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável – que acontece em junho, no Rio de Janeiro.

Nos dias 27 e 28 de janeiro, a RNAJC também participa do Fórum de Mídias Livres (http://www.forumdemidialivre.org/) e vai colaborar com a criação de um protocolo global para as redes sociais dos movimentos. Também no dia 27, a RNAJC apresenta o conceito de comunicação sustentável na reunião do movimento global Rio+Você, que pretende mobilizar jovens de todo o mundo para a Rio+20.

Site: http://www.agenciajovem.org

Facebook: http://www.facebook.com/RNAJC