Direito repete o melhor desempenho no Exame da OAB

Vice-diretora da faculdade diz que resultado é decorrente da qualidade do ensino

23/01/2012 19h09 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Faculdade de Direito

Lenilda Luna - jornalista

Mais uma vez, a Faculdade de Direito (FDA) da Universidade Federal de Alagoas teve o maior percentual de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, no Estado. Entre as 15 faculdades com mais de 20 inscritos, a Ufal aprovou 51,56% dos candidatos.

O coordenador do mestrado em Direito da Ufal, Adrualdo Catão, publicou um artigo avaliando esse desempenho (publicado na sessão Com a Palavra). O professor destaca que, apesar das dificuldades, a FDA conta com um corpo docente bastante capacitado e com alunos que já passam por uma seleção rigorosa, por causa da grande concorrência para conquistar uma vaga na universidade.

Catão escreve que os alunos são bons e comprometidos e, aliado a isso, está a qualificação docente: 90% de professores têm mestrado e mais de 30% são doutores. “Quem ingressa na FDA já é, normalmente, um bom estudante. Sendo uma faculdade gratuita e já reconhecida como de qualidade, a Faculdade de Direito de Alagoas atrai os melhores, criando um círculo virtuoso. Somando a qualidade do aluno com a qualidade do corpo docente, e com a existência de um programa de mestrado e vários projetos de pesquisa, temos a melhor faculdade de Direito de Alagoas e uma das melhores do Brasil”, relatou o professor no artigo.

A vice-diretora da Faculdade de Direito, professora Maria de Lourdes Azevedo Moreira Melo, considera que é sempre uma tendência a Ufal ter maior aprovação no Exame da Ordem. “Somos a faculdade de direito mais antiga e tradicional do Estado, com ótimos professores e alunos bastante dedicados ao estudo. Não preparamos para o Exame da Ordem, formamos nossos alunos para exercer bem a profissão, mas a aprovação é consequência desta boa formação”, ressaltou.

Selo OAB

Em 2011, a Faculdade de Direito da Ufal foi a única em Alagoas a receber o Selo Recomenda 2011, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A seleção foi feita depois de uma análise de 791 dos 1.210 cursos existentes no País. Apenas 90 foram agraciados com o selo. O bom desempenho dos alunos nos Exames da Ordem e as notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009 foram decisivos para garantir este reconhecimento.

O bom desempenho do curso da Ufal foi reconhecido de várias formas nos últimos anos. Em 2009, a Faculdade de Direito ficou em 11º lugar entre os 699 cursos jurídicos, no ranking de desempenho no Exame da Ordem nacionalmente unificado.

Desde 2001, a OAB faz uma avaliação dos cursos de Direito do Brasil, utilizando-se de uma escala de pontuação que vai de 0 a 10 para analisar a qualidade dos cursos, considerando o número de aprovação dos alunos no Exame da Ordem e a nota obtida pelo curso no Enade. O curso que obtém pontuação maior que 6,9, recebe a recomendação.

O presidente da OAB Alagoas, Omar Coelho, explicou que o exame da Ordem passou a ser obrigatório em 1994. "A Ufal sempre aprovou um maior número de recém-formados em Direito e está entre as cinco melhores faculdades do Brasil há anos", destaca Omar.