Cerca de 50% dos classificados fazem matrícula no primeiro dia

Mas, no Campus do Sertão, das 480 vagas, apenas 62 foram preenchidas

19/01/2012 20h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h34
Veteranos de Comunicação dão boas-vindas aos feras

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo e Jhonathan Pino – jornalista

A matrícula na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para os classificados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve início na manhã dessa quinta-feira (19), nos três campi: A. C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. Cerca de 50% dos classificados compareceram e garantiram suas vagas. Mas, no Campus do Sertão, das 480, apenas 62 foram preenchidas.

No curso de Medicina Veterinária, ofertado na Unidade de Viçosa, até às 15h, apenas uma pessoa havia comparecido. Em Medicina foram registrados 43 matriculados, um pouco mais da metade dos classificados. Esse número ficou abaixo do registrado ano passado. Em 2011, no fim da manhã do primeiro dia, todos os feras já haviam feito a matrícula. Quem ainda não compareceu tem até esta sexta, 20, para garantir a vaga.

Muitos dos que fizeram a matrícula chegaram cedo à Faculdade de Medicina (Famed) e aguardam ansiosos o início das aulas. A estudante Luna Lira garantiu, em seu primeiro vestibular, a colocação entre os sete primeiros aprovados nesse curso. A "fera" revelou a satisfação com o resultado, devido à concorrência com candidatos do Brasil inteiro. “Foi muito bom, eu não esperava! Eu fiquei muito feliz, foi uma grande realização. Afinal, pessoas de vários Estados concorreram a essas vagas”, declarou orgulhosa.

A alagoana Thuany Farias também teve o sonho realizado e ainda está surpresa com a aprovação. Foi a quarta tentativa. “A ficha ainda não caiu, é um alívio”, disse a aluna. No caso de Giovanni Requião, a história é um pouco diferente. Ele morou em Maceió durante cinco anos, mas concluiu os estudos em Salvador-BA e, agora, está de volta para cursar Medicina, após a segunda tentativa. “Já tenho alguns planos para quando eu me formar. Pretendo ser cirurgião plástico ou geral e espero que dê tudo certo”, planejou.

Boas referências

Na Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), a matrícula foi realizada pela manhã e à noite. Segundo Adely Roberta, veterana do curso, a expectativa é atender cerca de 50%, por ser o primeiro dia. “Com o Sisu, gente de outros estados irão ingressar na Ufal. Então, precisamos esperar até o prazo final, porque acredito que as pessoas vão chegar aos poucos”, destacou.

Camila Oliveira Moraes, de Aracaju, foi selecionada para o curso de Direito. Ela disse ter escolhido a universidade alagoana após receber boas referências. “Além de Alagoas ser perto do meu local de origem, escutei relatos de que, aqui, Direito – que eu sempre quis cursar – é um dos melhores”, completou.

O curso de Educação Física dividiu a matrícula de acordo com a habilitação. Os classificados em licenciatura fazem a matrícula pela manhã; à noite são os que optaram pelo bacharelado. Com o objetivo de ser professor de Educação Física, Rodrigo Henrique Nascimento escolheu o curso devido à afinidade que tem com os esportes. “A Educação Física é uma área que eu gosto, pois me identifico com ambientes que envolvem esportes e academia. Então, estou ansioso para começar a estudar”, relatou o fera.

Boas-vindas

Na tarde do primeiro dia de matrícula de feras na Ufal, o movimento foi intenso na maior parte dos cursos. Em muitos casos, os veteranos estavam presentes e receberam os classificados na primeira chamada. Nos cursos de Comunicação Social e as engenharias Civil, de Agrimensura e do Petróleo tiveram mais de 50% dos alunos matriculados.

Outros cursos ainda não tinham o número tão expressivo de matriculados. Em Engenharia Química, apenas 28 dos 80 alunos classificados compareceram; Arquitetura, apenas 19 dos 72 previstos. Em Geografia licenciatura e bacharelado a procura também foi baixa. "Até o momento [fim da tarde], recebemos 25 alunos de licenciatura e 16 de bacharelado. Ao todo, estamos esperando 160 alunos, mas este ano vemos um deferencial em relação aos outros períodos de matrículas: existe um grande número de alunos que apresentaram os seus comprovantes de residência de fora do Estado. Isso demonstra que o curso começa a ser procurado por pessoas de fora de Alagoas: Pernambuco e Ceará estão entre os que têm representantes nos cursos de Geografia", declarou Silvana Quintella, diretora do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema).

No curso de Arquitetura e Urbanismo, dos 19 alunos matriculados, cinco eram baianos. Mas também foram registradas pessoas vindas do interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Eduardo Jorge Leão, fera de Relações Públicas, é de Arapiraca. Ele veio para Maceió porque o curso que escolheu não é ofertado em sua cidade. "Eu passei na primeira tentativa e vários amigos meus também estão indo estudar na Ufal, seja no Campus Arapiraca ou em Maceió", relatou Eduardo, que estava acompanhado do pai, Francisco José.